Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Gestão de Negócios

"Período de Crise" E daí?

  • O que significa isto para sua empresa?

    Basta ligar o rádio, TV, ou abrir os jornais para recebermos informações que estamos vivendo um cenário econômico complicado… Mas como complicado?

    Os fatores básicos estão aí para serem apreciados e podem ser comuns a todos - inflação, juros, dólar alto, retração no consumo, ajuste fiscal, entre outros pontos, que refletem na manutenção do fluxo de caixa e na gestão do negócio - mas o que isto significa para você e para sua organização? É bom? É ruim? Não faz diferença? Não se engane: para algumas empresas, períodos de crise são muito bons.

    Talvez uma das maiores falhas que um empreendedor possa cometer em um período de criseé seguir o movimento de todas as empresas ou até mesmo de um país. Em momentos de crise, sempre vão existir oportunidades, entretanto, elas não surgirão para todos. Por sua vez, outra falha é pensar que nada mudou, e que a crise não gera nenhum impacto sobre o seu negócio. Provavelmente impactos existam, e é importante ter consciência de quais são.

    Para navegar nas ondasda crise, é preciso ter muita atenção, habilidade para analisar os fatos, e uma certa capacidade para ficar imune ao mau humor que toma conta do ambiente empresarial. Existem discursos turbulentos e assustadores que são apresentados pela mídia, mas que muitas vezes, no fundo, faz bem pouco sentido economicamente.

    Planejamento em períodos de crise é essencial, e francamente não é tão difícil de executá-lo. Desnecessário dizer que o plano deve ser bem detalhado, com os pés no chão, e as metas também não devem ser tão agressivasao longo do caminho. Interessante dizer queesta é a hora de focar no essencial, evitar aventuras, mas com certeza dá para implantar, e só ter cumprir o planejado.

    Se o cenário for de grande dúvida, ou seja, temos ciência de como os ajustes se dão, mas às vezes não temos informações suficientes para tomar decisões, o planejamento deverá encontrar maneiras de levantar, organizar e processar as informações no tempo correto para a tomada de decisão. É fundamental entender que o mesmo cenário afeta as organizações de formas diferentes. Exemplo: um cenário de grande violência na sociedade significa uma ameaça para as empresas prestadoras de serviços na área turística, pois muitas das vezes pode afugentar o turista, entretanto este mesmo cenário, pode significar uma grande oportunidade para empresas que oferecem produtos e serviços na área de segurança residencial e comercial, assim fica a pergunta: De que maneira sua organização está sendo afetada? Como você deve levantar as informações para tomada de decisão? O cenário atual significa oportunidade ou ameaça para você? Já definiu sua estratégia?

    por Wêsley Andrade

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.