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Janeiro/Março 2020
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Gestão de Negócios

Preço, será que ele é o grande diferencial?

  • Posicionar estrategicamente sua empresa em preço baixo é uma escolha individual da organização, e para o mercado, ou você tem ou você não tem.

    No início do processo, baixar o preço dos seus produtos ou serviços exige uma efi ciência bem grande. Esta situação te força a tomar decisões difíceis e que geralmente levam a bons resultados.

    Entretanto em um mercado cada dia mais competitivo, a busca pelo menor preço leva a certas crueldades. Deprecia seus fornecedores, muitas das vezes compromete sua moral e sua missão, além de ocasionalmente depreciar sua marca. Neste contexto, existem muitas empresas dispostas a baixar ainda mais seus preços para competir, suas possibilidades ficam mais limitadas ainda, e a rentabilidade da sua empresa comprometida.

    A grande dúvida é: nesta competição você pode ficar na posição de preço mais baixo, e ganhar a concorrência, entretanto pode acontecer de você poder ficar em segundo lugar, o que fará que você não ganhe todas as batalhas por preço, e ainda prejudique e muito suas margens.

    Nem sempre a guerra por preços é a melhor estratégia, às vezes é necessário você mudar a forma como as coisas são desenvolvidas na sua empresa, como as pessoas são treinadas, ou até mesmo como a segurança é garantida. É necessário atuar na cultura empresarial, na forma como as pessoas são tratadas. Sabemos que toda marca reconhecida (mesmo aquelas que estão posicionadas em preços baixos) não são procuradas somente porque são baratas, sempre existe algo a mais que esta marca (empresa) procura agregar de valor ao seu produto/serviço.

    Todo empreendedor precisa perceber que uma corrida pelo preço mais baixo é até certo ponto aceitável, entretanto não é só preço baixo que atrai o cliente. Por traz de um negócio de sucesso existem pessoas (clientes) que precisam ser atendidas e satisfeitas em suas necessidades, e quando uma empresa percebe isto e começa agregar valor aos seus serviços/ produtos e diferenciá-los dos seus concorrentes, é beneficiada com mais rentabilidade e crescimento de mercado. E você, como está diferenciando seu produto/serviço?

    por Wêsley Andrade

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