Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Dê um abraço no Professor de Educação Física - ed. 65 - setembro/2010

  • Marcelo Campos Machado
  • .

     

    Em setembro comemora-se o dia do Profissional de Educação Física, mas para conseguir este feito, muitos profissionais trabalharam muito, e dentre eles, destacamos o Professor Doutor Manoel José Gomes Tubino, escritor, respeitado entre os colegas e sábio entre os mestres.
    Antes de falar deste profissional, gostaria de abordar um pouco da história desta profissão. Na década de 80 tramitou no Congresso Nacional o primeiro projeto de Lei para a regulamentação, porém o então Presidente da República José Sarney, vetou. Na década de 90, o projeto foi aprovado pela Câmara e Senado e sancionado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1º de setembro, Lei 9.696/98, regulamentando a profissão de Educação Física. A partir daí, surgiu o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), os Conselhos Estaduais (CREF), órgãos estes com finalidade de regulamentar e fiscalizar a profissão. Pela primeira vez na história, profissionais de educação física podiam exibir um registro profissional junto ao seu nome, assim como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, e outros profissionais da área da saúde, além de advogados e engenheiros.

    O papel do Professor de Educação Física na sociedade é inestimável, seja na área da escola ou da saúde, é estimular o gosto pela prática da atividade física em suas diversas formas, algo pouco valorizado por uma parte da sociedade.

    Professor Tubino, autor do livro “Treinamento Esportivo”, teve reconhecimento mundial dentre os cientistas esportivos. A habilidade intelectual e política de Tubino, que o Brasil hoje reverencia, já estava sendo posta em prática nos idos dos anos setenta, quando travou conhecimentos com os mais avançados cientistas desportivos de então, dentre eles, Metéiev e Cooper, sem perder de vista outros como Listelô.

    Hoje quando deparamos com a crescente participação brasileira em competições internacionais, quando percebemos a melhoria da qualidade de vida, damos a devida importância ao avanço dos ensinamentos de treinamento desportivo trazido e detalhado pelo Professor Tubino.

    Parabéns à todos os Profissionais de Educação Física, uma profissão que a cada ano se fortalece e conquista o respeito da sociedade brasileira.

    .

    .
    .

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.