Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Feedback

Capela rural é restaurada e entregue à comunidade

  • Antes
    Antes

    Em julho de 2013, a Foco publicou uma reportagem sobre o início da mobilização da Comunidade de Toledos, na zona rural de Passos, pela restauração da Capela de Bom Jesus do Livramento. O movimento foi liderado pela professora aposentada Waldira Reis Pereira e pelo corretor de imóveis Donizeti Paulino Vilela, com apoio do padre Eduardo Pádua de Carvalho, pároco de Nossa Senhora das Graças, a qual pertence a capela.

    Dois anos depois, novamente a comunidade se mobilizou, mas para reinaugurar a capela, resultado da contribuição de inúmeras pessoas, entre produtores e trabalhadores rurais, moradores da comunidade, empresários e religiosos. A sacristia foi reconstruída, o telhado recebeu reparos no madeiramento e ganhou um novo forro, os bancos que já estavam corroídos pelo tempo foram trocados, as instalações elétricas foram refeitas, uma calçada no entorno da igreja foi construída e a escola também recebeu melhorias.
     
    Durante
    Durante

    A lista de doações é extensa: dinheiro, material de construção, mão de obra, orientações técnicas, transporte e alimentação. Todos os donativos foram devidamente registrados no diário da obra. “Essa reforma, se fosse toda paga, teria custado uns R$ 100 mil. Com as doações, ficou em mais ou menos R$ 35 mil”, disse Donizeti Vilela, que coordenou a obra.

    Um almoço, seguido de uma missa, oficializaram a devolução da capela e da antiga escola para a comunidade de Toledos. A reinauguração ocorreu em 6 de agosto, data em que a capela completou 102 anos de fundação (antes, o templo religioso funcionava no Cemitério de Toledos). Agora, os moradores da localidade terão missa uma vez por mês e poderão realizar outros sacramentos católicos mais perto de casa, como batizados e casamentos.
    Reinauguração da Capela de Bom Jesus do Livramento. Na foto Ezio Joele Filho, Donizeti Paulino Vilela, Padre Eduardo Pádua de Carvalho e Waldira Reis Pereira.
    Reinauguração da Capela de Bom Jesus do Livramento. Na foto Ezio Joele Filho, Donizeti Paulino Vilela, Padre Eduardo Pádua de Carvalho e Waldira Reis Pereira.

    “Eu queria agradecer a todos que contribuíram com a obra, e à Foco que divulgou a necessidade da reforma, tornando público o estado da igreja, isso sensibilizou a população facilitando a arrecadação das doações, pois quando nós fomos pedir ajuda, o povo já tinha conhecimento da obra, por causa da matéria que havia saído na revista Foco”, comenta Donizeti Vilela.

    .

     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.