Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Gestão de Negócios

Como está o resultado de sua empresa?

  • .

    Desde quando o sonho começa a esboçar uma forma, até se transformar em uma empresa de sucesso, existe um grande objetivo que todo empreendedor persegue: como melhorar o desempenho da empresa? Não estamos tratando aqui somente de faturamento ou lucro, mas de melhoria de processos, maior contenção de recursos, mais eficácia, melhor atendimento ao cliente, preços mais competitivos, etc. Na realidade é uma série de fatores.

    O resultado de uma organização é fruto de seu desempenho, positivo ou negativo. Lucro/prejuízo é resultado de uma operação eficaz ou ineficaz, por isto a importância deste objetivo que é buscado por todos os empreendedores, ou seja, a melhora de eficiência do seu negócio. Em outras palavras, significa dizer que a busca por oportunidades para melhorar a performance do negócio deve ser constante e pode estar em diversos pontos da gestão da empresa: posicionamento estratégico, estratégia de marketing, atendimento ao consumidor, logística reversa, vendas, gestão de pessoas, gestão financeira, etc...
     
    A seguir, vamos mostrar alguns pontos importantes, que podem ajudar a melhorar o resultado da sua empresa.
    • Minimizar o impacto de fatores externos (ou internos). O empreendedor deve investir muito em autoconhecimento. Somente se conhecendo muito bem ele saberá seus limites, pontos fortes e fracos. Você precisa estar bem com você e isso depende do seu modelo mental.
    • Transformar o nosso potencial em ação é fundamental para atingirmos melhores resultados. Todos temos algum tipo de talento, mas para colocar em uso e aprimorá-lo é necessário muita dedicação e treinamento.
    • No corre corre do dia a dia, parar, pensar e avaliar é essencial. O empreendedor deve reservar um tempo para avaliar sua vida, seu desempenho, ouvir feedbacks, por exemplo. Assim é possível enxergar as coisas de uma perspectiva mais ampla e enxergar os erros que tem cometido na sua gestão. Dica fundamental: Participe de cursos, palestras, leia bastante sobre gestão de negócios, discuta os assuntos do dia a dia da empresa com seu contador, peça auxilio de consultorias para ver o que pode ser melhorado.
    • Detalhe importantíssimo quando se encontra problemas na gestão do negócio: O principal para se conseguir resolver problemas ou melhorar o desempenho é o diagnóstico. Imagine que uma pessoa procura um médico pois está com dores em algum lugar do corpo. A primeira coisa que o médico irá fazer é descobrir a causa daquele problema. Se o médico fizer um diagnóstico perfeito da enfermidade, provavelmente ele terá sucesso no tratamento. Na gestão da empresa é a mesma coisa... temos que ter um diagnóstico perfeito do problema e/ou do processo antes de pensar numa solução e colocá-la em prática. Vasculhe a fundo a situação e procure entendê-la com clareza, somente a partir daí pense em uma solução para a mesma.
     
    por Wesley Andrade

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.