Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Foco Online

Seis estudantes do IFSULDEMINAS são premiados na OBMEP 2015

  • Em um universo de mais de 18 milhões de participantes, seis alunos do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS, Campus de Passos - Fabiana, Felipe, Jean, João Vitor, Matheus e Thainá - se destacaram e foram premiados com medalha de bronze e menções honrosas na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015).

    Seis estudantes do IFSULDEMINAS são premiados na OBMEP 2015
    Seis estudantes do IFSULDEMINAS são premiados na OBMEP 2015
     

    Para o estudante Felipe de Oliveira Paulino, foi uma surpresa ganhar a medalha de bronze este ano já que, devido à rotina de estudos do terceiro ano, deixou a competição em segundo plano. O discente, que já coleciona quatro medalhas (uma de ouro e três de bronze) e três cursos de iniciação científica na área de Matemática pura, deixou um conselho para aqueles que desejam participar do programa: “Digo para os alunos mais novos que se empenhem nesses estudos, pois eles abrem muitas portas, como a possibilidade de fazer o PIC-Jr. Esta vitória mostra que, mesmo com algumas dificuldades, é possível obter bons resultados”.

    O professor de Matemática Tadeu Vilela de Souza também ficou satisfeito com o resultado alcançado pelos alunos. Segundo ele, tudo isso mostra o quanto os estudantes são capazes, pois todos os que fizeram a segunda fase conseguiram a premiação, sem falar que serve também como incentivo para os novatos. “Em 2016, esperamos resultados iguais ou melhores que esses”, comemorou.

    O Campus Passos ofereceu treinamento para as duas fases do programa e contou com 17 participantes. Foram aproximadamente quatro semanas de estudos. O curso preparatório fez parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Tadeu e teve aulas ministradas pelo estudante do curso de Licenciatura em Matemática, Iuri dos Santos Manoel. Nos encontros, eram enfatizados os raciocínios lógico e interpretativo, além de trabalhados conceitos algébricos básicos e necessários na resolução das questões.

    Segundo a coordenadora nacional da OBMEP, Mônica Souza, os estudantes premiados com medalha já estão sendo convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-Jr) em 2016. Ela pede, portanto, que eles fiquem atentos às datas e regras de convocação (acesse 11pic.obmep.org.br/sobre/premiados).

    Veja os alunos premiados na OBMEP 2015:

    Nível 3 - FABIANA MEDEIROS DUTRA REIS - Menção Honrosa

    Nível 3 - FELIPE OLIVEIRA PAULINO - Medalha de Bronze

    Nível 3 - JEAN LIMA ALVES - Menção Honrosa

    Nível 3 - JOÃO VITOR ALONSO DOS SANTOS - Menção Honrosa

    Nível 3 - MATHEUS DE OLIVEIRA GONÇALVES - Menção Honrosa

    Nível 3 - THAINÁ FERREIRA SILVA - Menção Honrosa

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.