Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Esporte e Saúde

Os benefícios da prática de atividade física para as crianças. Em especial, o tênis

  • Marcelo Campos Machado
  • Os benefícios da prática de atividade física para as crianças. Em especial, o tênis

    É inegável a importância da prática de um esporte para a criança e os benefícios à sua saúde, ao seu comportamento e ao seu desenvolvimento.

    Quando falamos em esportes  e crianças, o que vem imediatamente à cabeça é a prática do futebol, o esporte mais popular do Brasil, ou a natação, que auxilia incrivelmente no desenvolvimento físico. No entanto, existem outros esportes que podem representar benefícios ainda maiores ao desenvolvimento das crianças, especificamente, o tênis.
     
    Não há limite de idade para jogar tênis. Entre os benefícios que as aulas de tênis proporcionam está a melhora da condição anaeróbica, da coordenação motora, da força, da velocidade, da flexibilidade e da resistência óssea. 
     
    Além disto, estas aulas estimulam a comunicação, socialização e aspectos emocionais. Com a socialização, a criança faz novos amigos, e ao mesmo tempo, cria um senso de responsabilidade. Outro benefício é o desenvolvimento do pensamento lógico. Nas aulas de tênis para as crianças, é preciso aprender a contagem de pontos no esporte, que exige a substituição de símbolos por números, a geometria que vê na sala de aula, como “paralela, cruzada, angulada” além de ver, na prática, tipos de força e rotações diferentes aplicadas na bola. Por ser um esporte que exige muita concentração e estratégia, o tênis desenvolve a mente, ou seja, o tênis é um esporte de resistência, técnica e preparo mental.
     
    Todos os profissionais da saúde recomendam a prática do esporte de uma maneira equilibrada, respeitando as capacidades e as habilidades motoras de cada criança. O esporte não deve ser imposto nem visto como obrigação ou como imposição do desejo de pais de transformar seus filhos em atletas, ele deve ser introduzido na vida da criança de uma forma gradual, para que se dê por satisfeitas suas necessidades lúdicas. Apesar dos inúmeros benefícios que a prática de tênis traz para o desenvolvimento da criança, é fundamental ressaltar que optar pelo esporte deve ser uma escolha dela. No final das contas, obrigá-la a praticar um esporte que não gosta, esvazia qualquer eventual benefício que o esporte pode trazer. 
     
    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.