Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Comunidade

Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos - ed. 61 - maio/2010

  • O Seminário Rogacionista João Paulo I foi fundado em 1º de fevereiro de 1980 pelos Padres Rogacionistas, que desde o ano de 1950 marcam presença em nossa cidade. Uma das missões destes Padres foi sempre de propagar o carisma de Santo Aníbal Maria de França, verdadeiro Apóstolo da Oração pelas vocações, e trabalhar com menores abandonados e crianças pobres da comunidade.

    Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos
    Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos

    O Educandário, por sua vez, foi fundado por Mons. Messias Bragança em 1946 entregue aos Padres Rogacionistas em 18 de outubro de 1950. Atualmente, quatro padres estão à frente do Educandário: Pe. Guido Mottinelli – diretor presidente, Pe. Mário Alves Bandeira – responsável pelo projeto social com as crianças, Pe. Pedro Bauer – responsável pela paróquia Nossa Senhora das Graças e Pe. Luiz Caetano, formador e animador vocacional: além dos Padres, há também um religioso, Irmão Nilson, como estagiário na educação das crianças.

    A cidade de Passos, conforme salienta padre Guido Mottinelli, foi a 1ª Casa fora da Itália a ter uma sede. Hoje existem 12 Casas Rogacionistas de Norte a Sul do País, com a sede central na cidade de São Paulo. Há também três Casas Religiosas na Argentina e uma no Paraguai. A filosofia do Educandário, que hoje conta com 130 crianças pobres e necessitadas, de seis a dezessete anos de idade, é, segundo o religioso, proporcionar a esperança de terem uma formação e boa inserção na vida social.

    Pe. Guido Mottinelli junto do painel: “A história do Seminário Rogacionista João Paulo I está sendo exposta para o público.”
    Pe. Guido Mottinelli junto do painel: “A história do Seminário Rogacionista João Paulo I está sendo exposta para o público.”

    “Nos dá muito orgulho quando algum adulto que aqui estudou vem nos visitar e relembrar da sua estadia no Educandário. Orgulho também é saber quantos deles estão aí inseridos na sociedade e também no mercado de trabalho.

    Não tem alegria maior que esta”, confessa padre Guido.

    Conforme padre Guido, há vários casos de internos que chegaram pequeninos e saíram adultos,alguns até tornaramse sacerdotes. Há também casos de outros que saíram para o “mundo” e hoje têm emprego fixo e ensino superior. Para o padre, a missão é preparar bons operários na promoção humana e espiritual, trabalhando principalmente a questão da educação, pois, ela é o que determina a qualidade de vida, não apenas coletiva, mas individual do ser humano; respeitadas as especificidades sócio-econômicas-culturais. A formação das crianças do Educandário é integral. Lá são oferecidas atividades de recreação, esporte, artesanato, religião, reforço escolar e também alimentar, além dereceberem cuidados especiais e muito carinho. Vários educadores dividem o tempo em dois turnos, incluindo uma psicóloga, para que eles desenvolvam a afetividade e a capacidade de integração; além de outros professores, que por sua vez, realizam atividades na área de higiene e promoção social.

    Da Esquerda Para a Direita: padre Mário Bandeira, irmão Nilson Rocha Santos, padre Guido Mottinelli Como Crianças e do Educandário
    Da Esquerda Para a Direita: padre Mário Bandeira, irmão Nilson Rocha Santos, padre Guido Mottinelli Como Crianças e do Educandário

    Seminário

    No decorrer desses 30 anos, o seminário formou muitos sacerdotes que hoje trabalham a serviço da Igreja tanto no Brasil como na Europa. Inclusive, dois padres do Educandário – Mário Bandeira e Luiz Caetano – iniciaram seus estudos no seminário passense.

    Há atualmente, dez seminaristas rogacionistas encaminhados para a formação religiosa no Educandário; eles têm de 16 a 23 anos de idade. Após a estadia no seminário passense, eles serão enviados para a cidade de Bauru (SP) para o estágio preparatório da formação para a vida religiosa.

    Santo Aníbal

    A cidade de Passos ficou mais conhecida lá fora porque aqui aconteceu o milagre de Santo Aníbal Maria de Francia, aprovado pelo Vaticano em 1990. A Capela do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos tornou- se Santuário Santo Aníbal Maria de Francia. “Nesta cidade encontrase o único santuário no mundo dedicado a Santo Aníbal e graças a Deus ele é muito bem frequentado, com duas celebrações eucarísticas diárias, durante a semana e três aos domingos”, conta padre Guido.
     

    Os dez Seminaristas do Bom Senhor Jesus Educandário dos Passos
    Os dez Seminaristas do Bom Senhor Jesus Educandário dos Passos

    Destaques das comemorações

    Datas redondas num mesmo ano merecem destaques especiais. A história do Educandário, por exemplo, está exposta através de fotografias na Sala do Memorial Vocacional no Educandário, desde o início do ano. A entrada é franca, fechando apenas no horário entre 11h 30 e 14h 30. São fotos de todas as pessoas que passaram pelo Educandário e contribuíram de alguma forma para o sucesso da entidade.

    Para o aniversário de 60 anos do Educandário, que será comemorado dia 18 de outubro, está sendo programada uma celebração eucarística que será presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Lanza e também a participação dos superiores maiores da Congregação Rogacionista. A solenidade deve acontecer no dia 17 de outubro (domingo). Também será lançado na mesma temporada, o aguardado 6º DVD do padre Guido Mottinelli, com músicas ao piano dos grandes compositores clássicos, especialmente Bach, Beethoven e Mozart.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.