Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Turismo

As maravilhas do Natal Luz de Gramado

  • A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é famosa por celebrar o período natalino com toda a grandeza que a data merece. O Natal Luz é o maior evento de Natal do mundo, e atrai 2 milhões de turistas todos os anos, que vão a cidade gaúcha para acompanhar as diversas atrações artísticas, culturais e religiosas que acontecem na cidade. A empresária Paula Freire Calixto Marques esteve com a família em Gramado durante seis dias, e fala sobre os encantos do passeio.

    .

     

     
    .
    Família antes de embarcar na Maria Fumaça.

     

    .

     

     
    A temporada de Natal em Gramado teve início em 28 de outubro e irá até 15 de janeiro de 2017. Como ocorre todos os anos, são mais de 300 atrações, entre shows, desfiles, paradas, concertos, apresentações teatrais e musicais, entre outras atividades. O casal passense Nilson Marques Costa e Paula Freire Calixto Marques estiveram em Gramado com os filhos, Letícia Calixto Marques e Beatriz Calixto Marques, e alguns amigos de Pirassununga (SP), logo nos primeiros dias da temporada, entre os dias 1º e 6 de novembro.
     
    Segundo Paula, um dos principais pontos turísticos de Gramado é a “Rua Coberta”, um local que tem uma cobertura translúcida, com diversas plantas pendentes, e que reúne várias atrações, como restaurantes, feiras, lojinhas e diversos eventos. Uma das apresentações que ela assistiu foi a do coral “Árvore Cantante”.Paula afirma que era um sonho antigo visitar Gramado durante o período natalino, já que ela havia visitado a cidade quando ainda era criança, e não se lembrava de muitos detalhes da primeira viagem. “É uma cidade ao estilo colonial, toda decorada, com uma iluminação maravilhosa! Nós pegamos o começo do Natal Luz. São muitas atrações, tem programação para crianças e adultos, tudo referente ao Natal. A maioria dos hotéis já disponibiliza a programação do Natal Luz”, destaca a empresária. 
     
     
    .
    Letícia e Beatriz na fábrica de chocolate Florybal. Local tem parque de diversões.
    Entre as apresentações teatrais que acontecem durante o período da noite, Paula explica que algumas são pagas, como as que acontecem no ginásio e a beira do lago. Os preços variam entre R$ 135,00 a R$ 165,00 por pessoa, e mesmo assim os ginásios ficam lotados. “Eu não queria ficar muito presa em programação, porque são muitos eventos e eu queria curtir a noite de Gramado. Assisti o Grande Desfile, que é lindo. O pessoal que estava comigo também assistiu “Eu Sou Maria”, e disseram que é mais lindo ainda”, ressalta Paula.
     
    Os desfiles de rua, de acordo com Paula, são gratuitos, e têm um formato parecido com os desfiles de carnaval, com carros alegóricos, só que remetem ao período natalino, e são realizados de sexta a domingo, sempre às 16h.
     
    Um dos detalhes que mais chamou a atenção de Paula em Gramado é a segurança. “As casas são todas abertas e as pessoas podem ficar nas praças até tarde, na porta da igreja. A minha filha ficou na praça até meia noite com a amiga, sem nenhum perigo. É algo bem distante da realidade que nós estamos acostumados”, salienta a empresária.
     
    Um dos momentos que Paula mais gostou foi do passeio de Maria Fumaça, que sai de Carlos Gomes, faz parada em Garibaldi e o destino final é Bento Gonçalves. O grupo visitou a loja da Tramontina e almoçaram numa fazenda. Eles visitaram vinícolas e participaram de degustações. 
     
    O grupo ainda visitou a cidade de Canela e se encantou com a famosa Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, escolhida em 2010 como uma das sete maravilhas do Brasil.
     
    .
    Snowland, a Cidade da Neve.

    Paula também destaca o Snowland, que é o primeiro parque de neve das Américas. O local é chamado de “cidade da Neve”, e possui simulador de esqui, patinação livre no gelo, além de bares e outras atrações voltadas principalmente para crianças e jovens.

    Sobre a culinária, Paula afirma que o fondue é um dos principais pratos típicos de Gramado, assim como uma sopa que é servida dentro do pão. Em Gramado, eles conheceram a fábrica de chocolates Florybal, que tem parque de diversões e mescla sabor e entretenimento. Outras fábricas de chocolates artesanais, tradicionais em Gramado são a Logano e a Caracol. Outra característica da região é a fabricação de cervejas artesanais, com destaque para a Rasen, que em alemão significa Gramado, e leva para todo o mundo o estilo gaúcho de produzir cervejas.
     
    “Uma dica que eu dou para as pessoas que pretendem ir a Gramado durante o Natal Luz: é melhor ir mais à véspera do Natal, quando a cidade já está com a iluminação completa. Foi um passeio maravilhoso e eu pretendo ir muitas outras vezes”, finaliza a empresária.
     
    Renato Rodrigues Delfraro
     
     
     
    VEJA MAIS FOTOS:
    .
    Vinícola Miolo.

     

     
     
     
    .
    Nilson na Vinícola Miolo.
    .
    Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, em Canela, mais conhecida como Catedral de Pedra. Eleita em 2010 como uma das 7 maravilhas do Brasil.
     
    .
    Catedral do Centro de Gramado.

     

     
    Grande teatro.
    Grande teatro.

     

     
    .
    Apresentação da peça Grande Desfile.

     

     
    Durante o Snowland.
    Durante o Snowland.

     

     
    Nilson e amigos na tradicional Rua Coberta.
    Nilson e amigos na tradicional Rua Coberta.

     

     
    Rua Coberta.
    Rua Coberta, uma das principais atrações de Gramado.

     

     
    .
    O grupo antes de embarcar na Maria Fumaça.

     

     
    .

     

     
    .

     

     
    .

     

    .
    .

     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.