Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Saúde

Sorrir? Você pode.

  • .

    Sorrir estimula o cérebro a liberar duas substâncias: a serotonina e a endorfina.  Essas são responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. 

    Ao serem liberadas, elas proporcionam a sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. 

    O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, atenua dores e deixa o rosto com brilho especial.

     

    De acordo com uma pesquisa feita pela equipe da Universidade de Loma Linda, uma gargalhada é tão saudável quanto a prática de exercício físico. Os pesquisadores ainda vão mais longe ao afirmar que o riso pode ser a chave para a saúde de idosos que não conseguem praticar atividade física.

     

    Ao dar boas risadas, nós movimentamos 12 músculos faciais e ao dar gargalhadas, movimentamos 24 desses músculos.

     

    Quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, então são 84 músculos. Todo esse exercício facial estica a pele, retardando o aparecimento de rugas.

     

    Segundo o psicólogo Ailton Amélio, especialista em comunicação não verbal e relações amorosas, um belo sorriso acende o sinal verde da paquera, já a capacidade de sorrir junto é prova de cumplicidade e sintonia entre o casal. 

     

    Os estudos sobre os benefícios do sorriso começaram há 20 anos quando um paciente contou sobre sua vitória pessoal como sobrevivente de uma doença fatal. 

     

    Este relatou à equipe médica do centro Loma Linda University que, durante 1 ano, assistia aos filmes de Charles Chaplin. Sem conhecimento científico a intenção dele era aliviar a impaciência, desesperança e Síndrome do Pânico. Desde então a universidade investe em pesquisa sobre o assunto. 

     

    Milhares de pessoas escondem ou coíbem por não possuírem o sorriso bonito ou harmonioso. E neste contexto a odontologia vem investindo em pesquisas e produtos para oferecer a estas pessoas a condição de ter o sorriso bonito. 

     

    Segundo a Dra. Sabrina Brito, desde jovem existe o cuidado na proporcionalidade dos maxilares como também no alinhamento dos dentes com aparelhos ortodônticos, cada vez mais estéticos e eficientes nas imperfeições bucais. 

     

    A cosmética dental possui produtos para clarear e até embranquecer os dentes, corrigindo dentes mal formados ou com anatomia irregular. 

     

    A porcelana ainda é o material de escolha na reabilitação bucal, ela vem sendo aperfeiçoada, aproximando das características do esmalte dental quanto a resistência, durabilidade e proximidade de características dos dentes naturais.

     

    Com o tempo novas áreas foram criadas para atender as necessidades daqueles que não possuem dentes, “IMPLANTODONTIA”.

     

    “No consultório entram indivíduos total ou parcialmente mutilados pela falta dos dentes devido a vários motivos, e saem reabilitados, podendo executar atividades como comer e sorrir sem limitações e ou constrangimento”, relata Dr. Alberico Neto. 

     

    As desordens de origem gengival são solucionadas com a plástica periodontal (plástica de gengiva), como o sorriso alto, aquele em que aparecem poucos dentes e muita gengiva.

     

    A corrida dos profissionais para se atualizarem nestas áreas da odontologia parece não ter fim, são produtos e cursos para capacitar cada vez mais aqueles preocupados em oferecer aos seus pacientes o que têm de melhor. 

     

    O sorriso traz benefícios não só para os que emitem, mas também para quem recebe. Então, sorria!

     

    Oral Clinic
    Oral Clinic
    Av.  Com.  Francisco Avelino Maia, 2674 Fone: (35) 3521-6449 / (35) 3521-9800
    www.oralclinic.org

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.