Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Homem

Palavras

  • .

     

    Como todo mundo sabe, as palavras são estruturas complexas e algumas delas carregam um significado oculto, muito diferente daquele para o qual as empregamos corriqueiramente. Se você pensa que elas estão por aí apenas para dar nome às coisas, chamar as pessoas e encher os dicionários, você está muito enganado.

    Algumas são traiçoeiras, como Elipse, por exemplo! Usada inocentemente na geometria e na gramática, em outras situações pode se tornar perigosa. Você vem caminhando despreocupadamente pela rua e sem perceber pisa numa elipse, escorrega e se estatela no chão. Há também Silepse, a própria onomatopéia de um tombo, esta mais escorregadia ainda que elipse. Se você vir uma por aí, cuidado. Já Eclipse só passa um susto, não derruba ninguém.

    Outra palavra que tem um significado oculto é Fístula. Muito usada na área médica, pode ser, entre outras coisas, individuo de má índole e até uma inocente flauta, mas correndo sorrateiramente pelas gretas escuras dos rodapés não lhe parece um inseto asqueroso?

    – Mata aquela fístula, mata, mata, grita apavorada sua mulher já em cima da cadeira. E você, esbaforido, desferindo chineladas contra o inimigo oculto em impenetráveis desvãos e cantos inatingíveis.

    Quando finalmente você consegue expulsá-lo de seu abrigo e acerta o golpe definitivo, um líquido branco, viscoso e nojento se espalha pelo chão.

    Eca, fístula dá arrepios...

    A lista é interminável. Pudica, paroxítona, parece denotar exatamente o contrário de seu significado conhecido. Se ainda fosse proparoxítona, com o devido acento na primeira sílaba, aí sim, designaria a pessoa recatada e pura.

    – Como é púdica a filha de vocês! E os pais dela, com um sorriso contido agradeceriam satisfeitos. Já pudica...

    – Você é uma pudica.

    – Pudica é sua mãe, vocifera ela, pudica da vida.

    E pundonor, então? Que refere-se a sentimentos tão nobres como a honra e o pudor, parece mais com a alcunha de um velho e flatulento senhor.

    Mas existem aquelas palavras que são definitivas, exatas, peremptórias. Como, por exemplo, Peteleco.

    Ou você consegue imaginar outra acepção para esse termo?

    .

     

    Magela Oliveira
    Publicitário Agência Wikimídia
    e-mail: [email protected]

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.