Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Comunidade

PROMAI - À serviço da comunidade

  • O PROMAI-Programa Materno-Infantil da Santa Casa de Misericórdia de Passos completou 13 anos de fundação em 2011 com conquistas expressivas. Criado para diminuir a mortalidade de recém-nascidos, em uma década de atuação atingiu a sua meta. Em 2010 a Santa Casa foi reconhecida como a unidade regional de saúde que teve o menor número de mortes de gestantes e recém-nascidos em todo o Estado de Minas Gerais.

    A Santa Casa atende a uma micro- região de 26 cidades com população estimada de 500 mil habitantes. Com esse contingente de pessoas para atender, replica suas informações para atendimento de gestantes e crianças nas cidades de origem. Os casos mais complexos são acompanhados diretamente pela equipe do PROMAI.

    Nesses 13 anos, a equipe do PROMAI cresceu e se tornou interdisciplinar para atender as gestantes que enfrentam estado de risco permanente e as mães adolescentes. As pacientes são encaminhadas através das assistentes sociais dos municípios conveniados e passam por uma triagem para identificar qual tratamento farão durante a gravidez. Entre os atendimentos específicos estão os conflitos enfrentados pelas mães adolescentes e as crianças em estado de risco. O atendimento é realizado durante o período do pré-nascimento e após o nascimento até a criança completar 2 anos.

    Atualmente, o atendimento do programa é interdisciplinar entre as áreas da ginecologia e obstetrícia, pediatria, neurologia, oftalmologia, odonto-pediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, nutricionista, assistente social, terapia ocupacional, enfermagem, o que garante cada vez mais o melhor resultado do programa. Em 2011, de janeiro a julho, foram realizados 361 atendimentos. Desse número o índice de mães adolescentes foi de 15, 7%.

    Da esq. para dir.: Maria Alves Queiroz, Irene Aparecida de Souza, Juliana Madureira Pizani, Alessandra Aparecida Gomes Sarro, Joane Mara Maia Conte, Walquiria Roberta Soares Rosendo, Maria Cristina Lemos Maia Pereira, Cecília Anita Guinarãs Marques e Maria Paula Moraes Vasconcelos.
    Da esq. para dir.: Maria Alves Queiroz, Irene Aparecida de Souza, Juliana Madureira Pizani, Alessandra Aparecida Gomes Sarro, Joane Mara Maia Conte, Walquiria Roberta Soares Rosendo, Maria Cristina Lemos Maia Pereira, Cecília Anita Guinarãs Marques e Maria Paula Moraes Vasconcelos.

    Além desse atendimento, a equipe acompanha os testes que garantirão a saúde preventiva do bebê como o teste do pezinho, do olhinho, da orelhinha que podem detectar doenças e realizar a prevenção diminuindo os impactos e contribuindo para o melhor desenvolvimento da criança. Um dos exemplos está no Teste da Orelhinha que pode detectar os problemas de audição e tratar as crianças antes que o quadro se agrave. A saúde preventiva é o grande foco do programa que tem 4 módulos: Pré-natal, Maternidade e Alojamento Conjunto (mães e recémnascidos permanecem juntos durante toda internação), Saúde da Criança e Saúde da Mulher. Entre as conquistas da Santa Casa nesse período e que beneficiam as mães e as crianças está a Unidade Materno Infantil e a Unidade de Tratamento Intensiva para os bebês.

    Nesses 13 anos, 81 mil crianças participaram do Programa. Entre a busca da saúde do bebê está a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Segundo a médica coordenadora do Programa, Maria Paula Moraes Vasconcelos, o PROMAI tem como missão conscientizar mães e crianças das escolas de Passos e região. Hoje os números indicam que 80% das mães amamentam seus filhos por seis meses. O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos. O leite humano, em virtude das suas propriedades antiinfecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida.

    Denise Bueno

    Para conscientizar as mães sobre a importância da amamentação a equipe do PROMAI organiza a Semana de Aleitamento Materno, anualmente. Em 2011 esse projeto completa 12 anos.

     

    .

    Este ano a Semana de Aleitamento Materno foi realizada de 27 a 29 de setembro e abordou o tema: Amamentar é o “Milagre da Vida”. Com a proposta de envolver a comunidade e ampliar a conscientização, os temas são desenvolvidos por alunos das escolas de Passos. O desenho que ilustra a atual campanha é de Marcelo Negrão Manoel, aluno da APAE e o slogan foi criado por José Borges da Escola Municipal Luzia de Abreu. Além de apresentação teatral e da conclusão do concurso que deverá nortear a semana de aleitamento do próximo ano foram discutidos os seguintes temas durante o evento: Atenção Multiprofissional à Gestante e ao Recém-nascido; Abordagens sobre as complicações da amamentação; Odontologia para bebês: o que fazer quando nem tudo vai bem; Atuação Interdisciplinar junto às Adolescentes gestantes do PROMAI; Testes de triagem neonatal; Marcos do Atraso do Desenvolvimento; Histórias de Sucesso: organização de fluxo; Nutrição da Gestante; História de Sucesso: Projeto Assistencial, Assistência Clínica; Assistência Pré-natal; Preparando Doulas: O papel da fisioterapia.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.