ltima Edio
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Comunidade

Cidade entra no clima de Natal e oferece OPÇÕES CULTURAIS PARA TODA A FAMÍLIA

  • Membros do Rotaract, Maestro Luiz Henrique Del Rey e crianças componentes da Orquestra de Vidro.
    Membros do Rotaract, Maestro Luiz Henrique Del Rey e crianças componentes da Orquestra de Vidro.

    Além das atrações habituais de Passos, são inúmeros os eventos especiais realizados na cidade nesta época do ano. Dentre eles ilustramos três: “Orquestra de Vidro”, “O Auto de Natal” e “O Grande Sarau”. Os organizadores prometem diversão, refl exão e entretenimento para toda a família. Vale a pena conferir.

    As atrações variam bastante, mas todas são temáticas, já que o natal e o ano novo são as festas mais esperadas e com grandes momentos de confraternização. Um evento que promete emocionar a todos é a “Orquestra de Vidro", que será apresentada dia 15 de dezembro, no Teatro Rotary, às 19h. Trata-se de um coral com 32 crianças entre 8 e 13 anos de idade da Escola Municipal Professor Hilarino de Moraes, que apresentarão um vasto repertório de músicas tocadas nos vidros (xilofonia) e flauta. A apresentação é uma promoção do Rotaract Clube de Passos Rio Grande, Prefeitura de Passos, Sicoob Crediacip e participação especial do coral de Furnas.

    O Rotaract é responsável por toda a estrutura do projeto que é desenvolvida na escola desde o ano de 2010. Os estudantes passam por uma espécie de grade de estudo onde aprendem música, partituras e instrumentos. “Primeiro eles tocam nas garrafas, depois sopro com garrafas também recicladas e os mais avançados estão agora aprendendo flauta”, explica o coordenador da Orquestra de Vidro, Thiago Andrade Reis, membro do Rotaract.

    Para a apresentação, serão exibidas 12 músicas sendo o tema natalino imperante no repertório. Entre os integrantes, 10 tocarão vidros e flautas doces, os outros 22 estarão conduzindo apenas vidros. O evento, conforme explica o maestro Luiz Henrique Del Rey, terá 3 momentos: o 1º será com a Orquestra de Vidro às 19h. O 2º será o Coral de Furnas adulto e infanto juvenil apresentando o Espetáculo Mineiro – Cantando as Gerais – coleção de 12 músicas que falam da cultura do nosso Estado sob diferentes óticas.

    O 3º momento é a participação de 4 integrantes do Coral Infantil de São João Batista do Glória que encenarão textos que antecedem cada música. Estes textos foram criados para esse espetáculo pelo diretor de teatro, Gustavo José Lemos, o que faz da apresentação também um momento de homenagear essa importante personalidade.

    Ensaios do grupo de teatro estão a todo vapor.
    Ensaios do grupo de teatro estão a todo vapor.

    Auto de Natal

    Dias 21 e 22 de dezembro, às 21h, no Teatro Rotary, acontece a encenação “Auto de Natal”, que é o fechamento do projeto “Nos Passos da Cultura”, que tem a parceria do Governo Estadual e a Prefeitura de Passos. O grupo, formado por garotos e garotas de 12 a 30 anos de idade, apresentarão nos dois dias de espetáculo, tudo o que aprenderam nas ofi cinas de teatro e circo com os instrutores, Cajú Ribeiro, Rogério Paniagua e Pedro Silva. O ator profi ssional Antônio Terêncio dará o ar da graça com uma participação especial.

    O diretor de teatro, Cajú Ribeiro, conta que a ideia da peça é refl etir mesmo o auto de nossas vidas. “Vamos trabalhar como se fôssemos uma cidadezinha de 1930, com 3 mil habitantes e falar de natal. Nessa peça não queremos inovar nada, só queremos que as pessoas revejam o conceito da vida. Hoje o ser humano tem notebook, facebook, celular, mas não tem contato humano. É uma peça que valoriza as relações humanas!”, explica Cajú.

    Rogério Paniagua, que é instrutor de circo e que trará à peça alunos seus do CAPP, que desenvolvem maravilhosamente bem a arte circense, comenta a responsabilidade que é apresentar o momento alegre do espetáculo. “Circo é isso, né? O circo completa a festa, completa o nascimento de Cristo. A intenção nossa é fazer as pessoas pensarem que elas estão cada vez mais individualistas”, destaca Rogério. Já o diretor Pedro Silva, que tem cuidado da preparação dos alunos nos ensaios, explica

     

    como tem sido positivo trabalhar com o grupo. “Está sendo uma grande experiência pra mim também. O que faço ali nada mais é que trazer a experiência que tenho do teatro para os meninos. São técnicas imprescindíveis de como não dissipar a energia no palco e como interagir com o público sem perder o foco e a concentração, avalia Pedro, concluindo com os demais membros que a expectativa do grupo é grande em poder agradar a comunidade.

    Os alunos do grupo e os instrutores num momento relax total.
    Os alunos do grupo e os instrutores num momento relax total.

    O Grande Sarau

    Já no dia 28 de dezembro, a Prefeitura de Passos, através do Departamento de Cultura, promove às 20h, do lado de fora do Palácio da Cultura, o último sarau do ano, que envolverá todos os músicos que se apresentaram nos saraus ao longo de 2011. Para esse Grande Sarau, os organizadores disponibilizarão toda a infraestrutura necessária: arquibancadas, mesinhas, palco, som e iluminação na rua. “É uma festa de confraternização entre todos os q p músicos que abrilhantaram o projeto que é realizado sempre às últimas quartas-feiras de todo mês. Como são muitos artistas, optamos em realizar o evento de fora do Palácio, mesmo porque, nem caberia todo mundo lá dentro”, brinca a diretora de Cultura, Samyra Hipólita Vieira Marques Viscondi.

    Foto do Projeto Sarau que acontece toda última quarta-feira do mês.
    Foto do Projeto Sarau que acontece toda última quarta-feira do mês.

    O Departamento de Cultura idealizou o Projeto Sarau no 2º semestre de 2010, tendo como objetivo valorizar os talentos da cidade, sendo eles profi ssionais do seu ofício ou anônimos. “O Sarau é um encontro de amigos que se reúnem para falar de arte, seja ela qual for: música, literatura, teatro, poesia, circo, dança. É um projeto dig q p j q recionado aos amantes da arte e da cultura, mas qualquer um pode conferir, pois é gratuito”, frisa Samyra.

    Rosa Maria Cardoso Beraldo, secretária da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) diz que esta é uma oportunidade para a população que não pôde estar presente nos saraus que aconteceram durante todo o ano de curtirem um momento artístico e cultural especial. “Será um evento único, exclusivo e original, que constitui uma das maneiras mais sutis e ricas de manifestação de sentimentos humanos, que é a música. Esperamos a presença de todos neste evento”.

    Fotos do Projeto Sarau que acontece toda Fotos do Projeto Sarau que acontece toda ltima quarta-feira do ms.ltima quarta-feira do ms.
    Fotos do Projeto Sarau que acontece toda ltima quarta-feira do ms.
    Fotos do Projeto Sarau que acontece toda ltima quarta-feira do ms.
    Fotos do Projeto Sarau que acontece toda ltima quarta-feira do ms.
    Fotos do Projeto Sarau que acontece toda ltima quarta-feira do ms.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.