Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Esporte e Saúde

Contabilidade do Corpo

  • Marcelo Campos Machado
  • Está findando mais um ano e fazemos contabilidade de tudo, mas poucos fazem contas do seu corpo, quanto estava pesando no início do ano e agora, como estava a minha saúde e agora, no início do ano esta roupa me servia e agora?

    Antes de tudo temos que conhecer algumas equações para iniciarmos a nossa conduta esportiva: primeiro vamos medir o índice de massa corporal (IMC) através do peso (P) e altura(A). IMC = P/A². Este índice serve para calcular se a pessoa está no peso ideal, medida adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A tabela de resultado do IMC é esta:

    .

     

    O IMC não é aplicável a crianças e nem a idosos, também pessoas musculosas podem ter um índice de massa corporal alto sem que esteja acima do peso.

    Outra medida importante é a razão cintura-quadril (RCQ), é um índice simples e prático para a identificação da distribuição da gordura, sendo considerado como forte indicador de doença cardíaca coronariana. Para a realização das medidas da RCQ, utiliza-se a seguinte fórmula: RCQ = circunferência da cintura / circunferência do quadril em centímetros. A cintura deve ser medida na menor circunferência da barriga, e o quadril no ponto de maior circunferência das nádegas.

     

    .

    Na prática, o resultado superior a 1 para os homens e 0,85 para as mulheres requer uma atenção especial, pois torna-se um índice indicativo para o risco de doenças cardíacas. A partir de agora, após análise dos nossos números, podemos dar um salto na nossa vida, mudarmos, melhorarmos ou aperfeiçoarmos o nosso condicionamento físico. Ano novo, vida nova, atitude nova, pratique esporte, seu corpo agradece.

     

     

    .

     

    Marcelo Campos Machado
    Professor de Educação Física -
    CREF 0527
    e-mail: mcorganizacoes
    @yahoo.com.br

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.