Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Comunidade

Vem aí o 6º Passos Motorcycles

  • que promete movimentar ainda mais a cidade e a região

    Um dos eventos mais aguardados do ano em Passos – o Encontro Nacional dos Motociclistas – começa agora no mês de agosto, com a expectativa de atrair cerca de 30 mil pessoas durante os três dias de evento, no Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos. O objetivo dos organizadores é fazer deste evento uma festa social e que ao mesmo tempo fomente o turismo em Passos.

    Encontro Nacional dos Motociclistas atrai milhares de pessoas.
    Encontro Nacional dos Motociclistas atrai milhares de pessoas.

     

    Organizado pelo Moto Clube Esquadrão MG, a sexta edição do Passos Motorcycles, que será realizada de 17 a 19 de agosto, promete superar a versão do ano passado. “Esperamos para este ano um aumento de público de 10% a 15%. O problema do crescimento é só a questão da hospedagem e o parque, que na verdade está ficando pequeno para tanta gente”, admite Marcelo Mingau, idealizador do encontro.
    De acordo com Mingau, a rede hoteleira está esgotada para o evento, inclusive com vagas ocupadas desde o mês de janeiro, tamanho o interesse dos motociclistas e aficionados pelo mundo das duas rodas.
    “Para nós isso é ótimo, é bom saber que a economia do município será aquecida nestes três dias de festa através do comércio, dos restaurantes e dos postos de combustíveis. Só para se ter uma ideia, no ano passado, estiveram presentes no Motorcycles 8.500 motos de todo o Brasil, com quase 1.000 Moto Clubes cadastrados, sendo eles de 22 estados brasileiros. Sem sombra de dúvidas, é o evento que mais recebe turistas em Passos neste segmento”, esclarece Mingau.
    O presidente do Esquadrão MG, Durval dos Reis Garcia Júnior, o Peixinho, lembra que as atrações e as acrobacias da turma de Jorge Negretti e os shows com as bandas de rock locais e nacionais estão imperdíveis. Dois detalhes merecem destaque: o público normal que levar 1 quilo de alimento pagará meia entrada, assim como os estudantes também. Já a renda do guarda volume do evento será toda revertida para a Comunidade Terapêutica Sagrada Família, de Passos.
    “O comércio passense sabe do sucesso do evento e tem se preparado ano a ano para receber bem os turistas, melhorando seus estoques, contratando novos funcionários para atender bem. Segundo o site Mototour, que é o maior site de motociclismo do Brasil, em pesquisa realizada por meio do público do Passos Motorcycle, estima-se que cada motociclista gaste em média R$ 450,00 na cidade, sendo assim, uma injeção financeira de 4 milhões de reais apenas por meio motociclístico, sem falar do público simpatizante que também participa do evento”, comenta Peixinho.
    Mingau e Peixinho observam que hoje os motociclistas também estão alugando casas, ranchos e chácaras para se hospedarem em Passos. Os interessados em alugar casas, ranchos ou chácaras podem entrar em contato no tel 3521- 2031 ou 9959-2031 e falar com o Alemão.
    Outra tendência comum tem sido a hospedagem na casa dos amigos, um traço interessante dos motociclistas brasileiros. “A solidariedade é muito grande nesse meio e a interação de fato é muito boa entre todos. Inclusive eles ajudam os membros da casa a fazerem almoço, arrumarem a casa e lavarem as louças. Há residências que ficam lotadas deles em época do Motorcycle em Passos”, fala Mingau.
     

    Doação de alimentos para a Cantina Bernadete Lemos.
    Doação de alimentos para a Cantina Bernadete Lemos.

     

    Ações voltadas aos necessitados

    O Moto Clube Esquadrão MG, além de ser um clube dos amantes das motos, também é voltado para as reais necessidades da cidade. Eles participam praticamente de todas as quermesses do município, de atividades das associações de bairros, são voluntários de diversos projetos sociais e realizam um trabalho de assistência social com a população mais carente.
    Prova disso são os inúmeros projetos e campanhas que eles fazem o ano inteiro como: a Campanha Esquadrão Feliz, no dia 12 de Outubro, onde eles recolhem brinquedos, roupas e calçados para distribuirem em creches e entidades carentes, o Esquadrão Noel, em que eles doam brinquedos no fim do ano para as crianças de bairros pobres, campanhas em que distribuem alimentos (já foram distribuídos 45 toneladas) e as campanhas em prol do Hospital Regional do Câncer (HRC) em que já doaram duas motos. Recentemente doaram uma moto Yamaha Factor 125 cilindradas que foi rifada para distribuir a 11 entidades passenses.  

    Shows musicais

    - Dia 17 (sexta): a partir das 18h show no palco 2 com a banda Sete Galo (Serra Negra-SP), banda Oficina do Som (Guaxupé), banda Nota Promissória (São Carlos-SP) e às 0h 30, mega show com a banda Detonautas.
    - Dia 18 (sábado): shows o dia inteiro no palco 2 com as mesmas bandas acima e também Tributo a Legião Urbana (SP). Shows no palco 3 com banda de Passos ( a ser definida). A partir das 23h 30, show com “Jperon Cover do Raul”, vencedor do programa da Eliana do SBT e “Cover do Jota Quest”, vencedor do programa Domingão do Faustão.
    01/06/2012 00:00 8h missa na rua principal do evento com motociclistas celebrada pelo padre Edson Roberto Codato, que já foi pároco do Educandário. Obs: quem quiser assistir a missa, não precisará pagar a entrada. Show com várias bandas de Passos e de fora toda tarde e à noite, após às 20h 30, show Tributo ao Queen.

     

    Graciela Nasr

     

     

    Confira a programação do 6º Passos Motorcycles

     

    Atrações acrobáticas em duas rodas: 

    - Show de Trial (manobras radicais em motos) com Thiago Vermelho, de BH (dias 18 e 19 – sábado e domingo)

    - Jorge Negretti (campeão brasileiro de MotoCross) com shows de Freestyle. Esse ano ele traz mais pilotos. (dias 18 e 19 – sábado e domingo)

    - Show de Willing (manobras em uma só roda). (dias 17, 18 e 19 – sexta, sábado e domingo).

    - Lava Rápido de Motos com modelos (dias 18 e 19 – sábado e domingo).

    - Globo da Morte (dias 17, 18 e 19 – sexta, sábado e domingo)

    - Carreta da Yamaha e Sul Motos e BMW Fábrica e Euroville (17, 18 e 19 – sexta, sábado e domingo)

    Encontro Nacional dos Motociclistas atrai milhares de pessoas.
    Da esquerda para a direita: Peixinho, Jiló, Black, Mingau e Daw.
    Doação de alimentos para a Cantina Bernadete Lemos.
    O presidente do Motoclube Esquadrão MG, Peixinho e o idealizador do Passos Motorcycles, Marcelo Mingau.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.