Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Esporte e Saúde

MMA - é luta? é espetáculo? ou é esporte?

  • Marcelo Campos Machado
  •  

    .
    .

    Atualmente, o “boom” do momento esportivo são as lutas do MMA, o chamado vale-tudo, com mais adeptos, fãs e inimigos e o UFC é o seu principal campeonato. Os grandes e principais lutadores desta nova modalidade esportiva são brasileiros; Rodrigo Minotauro, Wanderlei Silva, Junior Cigano dos Santos, Vitor Belfort, Anderson Silva, mas o que é MMA, UFC, é luta, espetáculo ou é esporte?

    O esporte é definido como uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa à competição entre participantes. Para ser esporte tem que haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre os opostos. As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário.

    MMA é uma sigla Mixed Martial Arts, em português, artes marciais mistas, que incluem golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão. O MMA é uma modalidade de lutas em que os praticantes não precisam seguir, necessariamente, um estilo de luta, por isso o nome de Artes Marciais Misturadas. Os atletas utilizam golpes de boxe, jiu-jitsu, karatê, judô, muay thai, entre outras. Devido ao crescimento de fãs, é praticado em academias por pessoas comuns, que possuem admiração pela modalidade, pela versatilidade e alta intensidade.

    UFC é a sigla de Ultimate Fighting Championship, uma organização americana de artes marciais mistas, MMA. Uma das particularidades dos campeonatos UFC é o ringue de oito lados (octógono) fechados por uma grade, onde os lutadores combatem em 3 assaltos de 5 minutos. O UFC foi o primeiro evento renomado de Vale-tudo, realizado nos Estados Unidos no ano de 1993 e inspirado no Vale-tudo brasileiro. O objetivo inicial do UFC era descobrir o melhor lutador do mundo, independente do estilo de artes marciais que ele praticava. Os lutadores de UFC se tornaram atletas completos de habilidades equilibradas que podem lutar em pé ou no chão. O UFC definiu regras para as lutas, categorias por peso, profissionalizou os seus atletas, transformou as lutas em espetáculos e começou a ser controlado por comissões atléticas, e com isto tornou- se popular mundialmente, principalmente no Brasil.  

    Esta popularização da prática de MMA questiona a validade do esporte, para muitos, é uma “rinha humana”, ou que “ensina as pessoas a serem violentas”, mas ressalta-se que esta nova modalidade esportiva só poderá ser praticada no ambiente apropriado com a supervisão de um profissional de educação física e a presença de uma equipe de pronto atendimento. 

     

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.