Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Clube da Foquinha

Foquinha na escola é um sucesso

  • Alunos do Cemei Professora Maria Gomes de Vasconcelos Marino fazem “aulinha especial” na biblioteca. Na foto, turminha de 5 anos com a diretora Fernanda Santos de Melo Barros.
    Alunos do Cemei Professora Maria Gomes de Vasconcelos Marino fazem “aulinha especial” na biblioteca. Na foto, turminha de 5 anos com a diretora Fernanda Santos de Melo Barros.

    Os 890 alunos dos Cemeis (Centro Municipal de Educação Infantil) “Professora Maria Gomes de Vasconcelos Marino” e “Profª. Sueli Imaculada de Souza” e ainda a Pré-Escola Municipal Profª. Ana Maria Ribeiro, tem se deixado levar pela imaginação e estão desenvolvendo trabalhos de suma importância para o seu aprendizado.

    A Foquinha - editoria mensal veiculada na revista Foco Magazine - criada especialmente para crianças, tem sido estudada ao ponto dos alunos realizarem receitinhas gostosas e fáceis propostas pela revista permitindo que elas “ajudem” os adultos na cozinha e também, trabalharem os poemazinhos e historiazinhas preparados carinhosamente para a coluna pela convidada especial, a escritora infantil Hilda Mendonça, resultando em ricos trabalhos culturais como teatrinhos, desenhos, jogral, ilustrações, encenações... D. Hilda que no desfi le do dia da cidade -14 de maio - foi homenageada por esses três Centros Municipais de Educação Infantil.

    Alunos do Cemei Profª. Sueli Imaculada de Souza estudando a revista na escola.
    Alunos do Cemei Profª. Sueli Imaculada de Souza estudando a revista na escola.

    “Não imaginávamos que a Foquinha pudesse despertar tanto o interesse das crianças. É um espaço inteiramente feito para os pequenos e que tem sido muito útil para nós”, revela Fernanda Santos de Melo Barros, diretora do Cemei Professora Maria Gomes de Vasconcelos Marino, que atende 360 crianças de 6 meses a 5 anos de idade em período parcial e integral.

    Conforme Fernanda, não só a coluna dedicada às crianças, mas toda a revista Foco tem sido esmiuçada pelas professoras do Cemei. Elas fazem um trabalho de ‘conhecimento’ da revista com as crianças. Os alunos observam gravuras e principalmente as propagandas, onde muitos fazem comentários inteligentes. “Eles dizem assim: - Tia, meu pai já comprou um computador aqui nesta loja! ou ainda – Tia, já fui à festa do meu primo aqui neste Buffet! e também – Tia, já fui com meu pai e meu irmão fazer um passeio de Chalana! E daí surgem muitas opções de temas ricos de serem trabalhados. Tudo isso é importante para o aprendizado dos menores. Nossos alunos são estimulados o tempo todo!”, fala Fernanda Barros.

    Pré-Escolar Municipal Profª. Ana Maria Ribeiro trabalha com a Foquinha na biblioteca já há 5 meses.
    Pré-Escolar Municipal Profª. Ana Maria Ribeiro trabalha com a Foquinha na biblioteca já há 5 meses.

    A mesma coisa acontece no Cemei Professora Sueli Imaculada de Souza, sob a direção da educadora Renata de Andrade Pereira Rocha e na Pré-Escola Municipal Profª. Ana Maria Ribeiro, sob a direção da educadora Edna Maria da Silva Vasconcelos.

    “A revista em si é muito rica e dá para trabalhar vários temas. Aqui no nosso Cemei, por exemplo, a revista não pode ser recortada, já que é um produto da nossa cidade e serve de registro histórico. Depois que começamos a desenvolver a Foquinha com nossos alunos o desempenho das crianças melhorou muito. De acordo com o tema de cada mês as professoras desenvolvem atividades bem criativas. Sem dúvida é um veículo excelente de conhecimento”, avaliou a diretora Renata de Andrade Pereira Rocha, do Cemei Professora Sueli Imaculada de Souza, que atende hoje 320 alunos entre período parcial e integral.

    Alunos do Cemei Professora Maria Gomes de Vasconcelos Marino trabalhando com a revista Foco Magazine.
    Alunos do Cemei Professora Maria Gomes de Vasconcelos Marino trabalhando com a revista Foco Magazine.

    A também diretora da Pré-Escola Municipal Profª. Ana Maria Ribeiro, Edna Maria da Silva Vasconcelos, que atende 210 alunos de 4 e 5 anos de idade, no bairro Jardim Polivalente, comenta o benefício que a Foquinha traz hoje aos pequenos alunos.

    “A coluna direcionada às crianças é didática e amplia o conhecimento dos pequenos. Sempre trabalhamos a Foquinha na biblioteca da escola no horário de leitura com as professoras e o que percebemos é que quando vão estudar a Foquinha é uma festa. A exemplo das duas escolas, nós também aproveitamos tudo que contém na revista Foco. Por serem pequenos, primeiro eles manuseiam, depois observam e fazem trabalhos em cima do que as professoras solicitam. É um trabalho muito prazeroso!”, diz Edna.

    Alunos do Cemei Professora Maria Gomes de Vasconcelos Marino, antes de começar a fazer a receita do Doce de Leite proposta pela coluna Foquinha.
    Alunos do Cemei Professora Maria Gomes de Vasconcelos Marino, antes de começar a fazer a receita do Doce de Leite proposta pela coluna Foquinha.

    Atividades com a FOQUINHA

    A criatividade rola solta quando a Foquinha entra em cena nestas três escolas de ensino infantil.

    Com o início da Primavera, algumas turmas do Pré de 5 anos do Cemei Profª. Sueli Imaculada de Souza fizeram um jogral de um Poemazinho da edição de setembro e em seguida ilustraram o poema (foto2 – ilustração). “Já o maternal adorou fazer um delicioso Docinho de Leite Ninho. Na hora de enrolar, cada criança queria fazer uma bolinha. Essa aula foi uma gostosura!!”, conta Renata. Os textos de Hilda Mendonça são todos lidos pelas professoras, e após uma pausa, os alunos ilustram, recontam ou ainda fazem alguma encenação da estória ouvida.

    Outra atividade realizada pelos professores é a apresentação de teatro das historiazinhas. Um teatrinho que fez muito sucesso no Cemei Professora Maria Gomes de Vasconcelos Marino, por exemplo, foi a estória “A Bruxinha Boinha”. As crianças vibraram com a encenação e a atuação das próprias professoras que se vestiram de bruxas. Fizeram também desenhos com o texto “Davi e a nuvenzinha”, alguns poemas viraram álbum de arte, algumas crianças se deliciaram na receita do Pudim de Leite.

    Crianças adoram ler Foquinha.
    Crianças adoram ler Foquinha.

    “Vale a pena trabalhar com a Foquinha na escola. As crianças têm gostado muito e a aula se torna diferente. A coluna tem sido um incentivo e tanto para nossos alunos apreciarem o mundo das palavras”, ressaltou Edna.

    Já Renata afi rma que os benefícios vão muito além da realidade. “Desperta a fantasia e a imaginação das crianças, elas se tornam mais articuladas, mais vivas”, diz.

    E para Fernanda, nada mais saudável que ler a Foquinha e vivenciar a infância, que é a fase mais gostosa da vida. “É uma coluna especialmente para crianças, portanto tem a cara delas. Acredito que o objetivo de seus criadores está sendo alcançado, pois na nossa escola a revista é um sucesso!”, encerra a diretora.

    Graciela Nasr

    Seja sócio do clube da Foquinha !!!

     
    Entre no nosso site: www.focomagazine.com.br e faça seu cadastro para participar do CLUBE DA FOQUINHA!
     
    Participantes: até 10 anos.
     
    Desenho Livre
     
    .

     

     
    Poemazinho
     
    Criança e livro, que boa companhia!
    Sempre juntos devem estar,
    Descobrindo no texto a alegria
    De um ao outro acompanhar.
     
    Computador, Internet, Face
    Tudo é moderno e é bom,
    Mas deixe espaço para o livro
    Em meio a tanto WWW. com.
     
    Criança, há belas histórias
    Esperando serem lidas
    Muitas mostram trajetórias
    De estrada a ser seguida.
     
    Hoje de um bom livro
    É você o assíduo leitor
    Quem sabe no amanhã
    Será você o escritor?
     
    Hilda Mendonça
     
    Historiazinha
     
    A Fada onomatopeia
     
    Era uma vez uma fada de nome esquisito, ela se chamava Onomatopeia. Dizem que veio da Grécia. A Fada Onomatopeia era muito inventeira e um dia ela inventou de inventar palavras que imitassem o som das vozes dos animais, dos barulhos da Natureza e que essas palavras fossem entendidas em muitas línguas... Pensou, inventou, e não é que deu certo?O Peru soltou sua voz e Onomatopeia disse: -A voz do peru será GLU,GLU!, e a do Gatinho? Ela ouviu, ouviu e chegou à conclusão: voz de gato é MIAU! E o Cachorrinho? Ah, esse é AU, AU! A Vaquinha também ganhou imitação de voz: _MUMMMMM! E o Bezerrinho? Ah, esse ela disse que é BEEEÉ! Alguns trocam por MEEEÉ! Se batem à porta é: -TOC-TOC. Chorou? Buáá! Porta rangiu? Nheeec! Buzinou? Beep ou Fom-fom! Está com raiva?: _GRRR! Mergulhou? Tchibum! Espirrou? Atchim! Tossiu? Cof,cof,cof! Mastigou? NHAC, NHAC, NHAC. Nas histórias em quadrinhos dona Onomatopeia se delicia! Alguém cai e aparece o ruído: -PAFT! Se dá um murro é: -TOIM! Para um tiro é TAC. Metralhadora é: _RA_TÁ_TÁ TÁ_TÁ_TÁ_TÁ
     
    Galo vive cantando: -CÒ-CÓ- RI-CÒ! E tem uns garnizés que para mostrarem que tamanho não é documento, levantam os pezinhos, abrem as asas e cantam e dona Onomatopeia acha que eles dizem assim: -Eu sou Rei aqui!! Mas galo fala? Aqui ele fala, e é melhor vocês olharem no Dicionário ou no Google para aprender direito quem é essa tal de Onomatopeia, combinado?
     
    Hilda Mendonça
     
    Receitas da Vóvó
     
    Pãezinhos de Mandioquinha
     
    Ingredientes:
     
    • 2 xícaras de mandioquinha cozida e amassada (500 grs);
    • 1/4 de xícara de óleo (60 ml);
    • 1 xícara de polvilho doce e 1 xícara de polvilho azedo;
    • 25 gramas de bacon picadinho e frito;
    • 1/2 colher de sopa de sal;
    • 1/2 xícara de água;
    • Alecrim picadinho a gosto.
     
    Modo de fazer:
     
    Em uma tigela coloque todos os ingredientes, sove bem e vai amassando até obter uma massa homogênea. Enrole os pãezinhos e coloque para assar. Observação: todas as medidas são para xícara de chá.

    Danielly Eloise de Souza Lima - 5 anos | Mãe: Daniela Cristina de Souza | Pai: Elio de Souza Lima Júnior | Avós Paternos: Alminda Ramos de Souza Elio de Souza Lima | Avó Materna: Gleida Maria de Souza | Data de nascimento: 06/12/2006 | O que você gostaria de ser quando crescer? Médica
    Luis Felipe dos Anjos Lucas Pereira - 6 anos | Mãe: Sandra Lúcia dos Anjos Pereira | Pai: Pacifico Lucas Pereira Filho | Avós maternos: Magno Leão dos Anjos Maria de Lourdes Lima dos Anjos | Avós paternos: Pacifico Lucas Pereira Natália Lucas Pereira | Data de nascimento: 07/08/2006 | O que você gostaria de ser quando crescer? Super Herói ou Astronauta.
    Ana Clara Modesto de Paula - 6 anos | Mãe: Enilda de Jesus Modesto | Pai: Reginaldo Gomes de Paula | Avós maternos: Ernesto Modesto Neide de Jesus Modesto | Avós paternos: Maria Neuza de Paula Evaristo de Paula Neto | Data de nascimento: 01/02/2006 | O que você gostaria de ser quando crescer? Cientista
    Maria Vitória de Souza Marques - 4 anos | Mãe: Franciele Maria de Souza | Pai: Clesio Marques Barbosa | Avós maternos: João Raimundo de Souza Vera Lúcia Silva Souza | Avós paternos: Luzia Messias Barbosa Joel Marques Barbosa | Data de nascimento: 14/06/2008 | O que você gostaria de ser quando crescer ? Veterinária, Cantora, Dj .... rsrsr
    Gabriela Seabra Campos - 5 anos | Mãe: Paula Cristina Seabra Campos | Pai: Tiago Barbosa Campos | Avós Maternos: José Luiz Seabra Marislene Vieira Seabra | Avós Paternos: Alex Andrade Campos Saturnina de Fátima Barbosa Campos | Data de nascimento: 20/12/2006 | O que você gostaria de ser quando crescer? Protetora dos animais e das florestas e Arqueóloga.
    Larissa Gabriele Silva Araújo - 8 anos | Mãe: Josy Mayra Silva Araújo | Pai: Reyler Arimatéia Araújo | Avós maternos: Antônio Emílio da Silva Maria Aparecida Silva | Avós paternos: Wilma Costa Cruz Araújo João Arimatéia Araújo | Data de nascimento: 03/03/2004 | O que você gostaria de ser quando crescer? Atriz ou Médica (pediatra)
    Ana Luiza Vieira - 4 anos | Mãe: Vera Lúcia Leite Vieira | Pai: Eustáquio Donizete Vieira | Avós Maternos: José Joaquim Leite Maria da Penha Freitas Leite | Avós Paternos: Alcina P. Santos Vieira José Augusto Vieira Filho | Data de nascimento: 10/04/2008 | O que você gostaria de ser quando crescer? Médica
    Heitor Souza Carvalho - 5 anos | João Souza Carvalho - 4 anos | José Julio Souza Carvalho - 7 anos | Mãe: Elisana Souza | Pai: Anderson Ferreira Carvalho | Avós Maternos: Maria Conceição de Souza José Julio de Souza | Avós Paternos: Maria Celina Galvão Belchior Ferreira Carvalho | Data de nascimento: José:02/02/2005 Heitor: 12/03/2007 João: 08/08/2008 | O que vocês gostariam de ser quando crescer? Todos querem ser Veterinários.
    Laura Zocratto Rocha - 7 anos | Mãe: Luciana Andrezza Zocratto Rocha | Pai: William Dias Rocha | Avós maternos: Geraldo Zocratto Solange Aparecida Zocratto | Avós paternos: Irany Dalva Dias Nilton Clementino Rocha | Data de nascimento: 27/01/2005 | O que você gostaria de ser quando crescer? Professora de Literatura
    Anna Laura Costa Terra - 4 anos | Mãe: Laura Silva Costa | Pai: Jales Alves Terra | Avós maternos: Antonio Vicente Costa Maria das Graças Silva Costa | Avós paternos: Conceição Aparecida Alves Terra Jaime de Araújo Terra | Data de nascimento: 03/09/2008 | O que você gostaria de ser quando crescer? Professora
    Henrique Alves da Silva - 12 Meses | Mãe: Amanda de Fátima Alves | Pai: Adriano José da Silva | Avós maternos: José Vitor de Carvalho Alves Maria de Fátima Marinho | Avós paternos: Lucia Helena da Silva Antonio José da Silva | Data de nascimento: 23/11/2011 | O que você gostaria de ser quando crescer? Jogador de Futebol
    Guilherme Henrique Bugati Alves - 10 anos | Mãe: Lizeti Bugati Messias | Pai: Claudiano Alves Neves | Avós Maternos: Vitor Bugati Ana Raimunda da Silva Bugati | Avós Paternos: Maria Helena Bonfim Neves Deoclides Alves das Neves | Data de nascimento: 08/07/2002 | O que você gostaria de ser quando crescer? Atleta

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.