Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Encontro de talentos

FACETAS DE TEATRO em Foco

  • .

    Nem só de fama se faz uma arte, e nem só de glamour se faz um sucesso. Conheça o Facetas de Teatro, cujo nome já sugere muita coisa, um grupo que, com muita paixão, traz na bagagem espetáculos que denotam um ímpeto quase juvenil por mudanças, por descobertas.

    O Facetas de Teatro, encabeçado pelo diretor Thales Di Carmo e pelo produtor Felipe Terra, ganhou notoriedade não por produzir uma peça de teatro, por incrível que pareça. A fama veio mesmo após produzirem um curta metragem que foi visto pelos quatro cantos do mundo. Trata-se do curta “Sob o Portão” que foi enviado para várias mostras de vídeos do país. Hoje em dia o curta está disponível no site Youtube. 

    Depois da produção deste vídeo, que deu ao grupo uma popularidade maior, eles montaram a peça ‘A Virgem do Cabaré’, em 2010. “Geralmente montamos um espetáculo por ano porque todos os integrantes do grupo fazem teatro por amar a arte de interpretar e sabemos o quanto é difícil fazer uma produção bem feita. Nos preocupamos com esse detalhe em respeito ao nosso público”, fala Thales Di Carmo.

    No ano passado Thales foi convidado pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Passos para dirigir o espetáculo ‘A Paixão ao Vivo’ e devido ao convite, todo o grupo se envolveu, tendo Felipe Terra como seu assistente de direção e todo o elenco do Facetas participando do espetáculo. A experiência, conforme revela, “foi inesquecível”.

    Oficina de estudos do Facetas de Teatro de Passos.
    Oficina de estudos do Facetas de Teatro de Passos.

    A lista de produções não pára por aí. O grupo Facetas foi solicitado também no ano de 2011 a criar uma peça para o Lar São Vicente de Paulo. Durante a segunda edição do programa de Necroturismo, o grupo levou aos palcos a peça ‘A Surpresa de Onofre’, tendo grande repercussão na época.

    Agora é o espetáculo ‘O Rei Leão’, que faz sucesso. Apresentada em Passos no mês de setembro e também no início de novembro com sucesso de público e de crítica, O Rei Leão encanta aonde chega. No dia 21 de outubro foi encenada em Carmo do Rio Claro e a próxima parada é na cidade de Alpinópolis, no dia 25 de novembro.

    “Decidimos montar o Rei Leão pela carência de espetáculos infantis na nossa região. Também porque acreditamos que quando estimulamos uma criança a ir ao teatro, estamos criando novas plateias. Isso é de suma importância para a nossa sociedade, tendo em vista que esta criança, com certeza, no futuro será uma grande apreciadora da cultura em geral”, explica Di Carmo, ainda dizendo.

    Parte do elenco da peça “A Surpresa de Onofre” montada em 2011 para a 2ª edição do programa de Necroturismo do Lar São Vicente de Paulo.
    Parte do elenco da peça “A Surpresa de Onofre” montada em 2011 para a 2ª edição do programa de Necroturismo do Lar São Vicente de Paulo.

    “O filme O Rei Leão é comovente. Depois de muito assistir ao filme, percebi que além da beleza natural do longa, vi que podia enaltecer os belos exemplos mostrados na história, como a amizade verdadeira entre os personagens Timão e Pumba, o legado da família deixado por Mufasa para seu filho Simba, entre outros belos momentos. Tudo isso me fez optar pela adaptação deste filme para o teatro”, conta Thales, finalizando. 

    “Acredito que a mágica do teatro está no fazer e, ao perceber que o público que te assiste se emociona com a gente a cada cena, a gente acaba se emocionando também. É uma coisa muito boa mesmo”, finaliza Thales, comemorando o sucesso que tem sido o Rei Leão em Passos e na região.

    Graciela Nasr

    Durante a peça A Virgem do Cabaré no ano de 2010.
    Elenco do espetáculo A Surpresa de Onofre.
    Elenco do espetáculo infantil O Rei Leão, sucesso de público e de crítica.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.