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Nov/Dez 2019
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Esporte e Saúde

Exercícios físicos, cálcio e sol fazem bem aos ossos e evitam osteoporose

  • Marcelo Campos Machado
  • Mais um ano se finda e algumas preocupações começam a surgir, é sabido que ao longo da vida, os ossos passam por um processo de destruição e construção. Antes dos 30 anos, o número de células de construção são maiores do que as destrutivas, mas após os 30, esta proporção se alterna e os ossos ficam mais fracos e frágeis.

    Para combater estes efeitos do envelhecimento e prevenir a osteoporose, especialistas recomendam aumento da ingestão de cálcio, prática de atividade física e tomar sol, porém sem exagero, tudo isto com o objetivo de obter vitamina D. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que uma pessoa consuma no mínimo de 1.000 a 1.200 mg de cálcio por dia. Esta indicação é essencial principalmente para as mulheres que já passaram pela menopausa (período em que a falta de estrogênio acelera a destruição do tecido interno do osso).

    Estudos mostram que uma em cada três mulheres terá osteopenia depois dos 50 anos, um problema que aparece antes da osteoporose, que diminui a densidade óssea. Neste período, no entanto, ainda é possível reverter ou estabilizar a situação com a ingestão de cálcio, vitamina D e a prática de atividade física. Caso não seja tratada, a osteopenia poderá virar osteoporose.

    A osteoporose não causa dor e não tem sintoma, geralmente é descoberta após uma fratura, quando a doença já está num estágio avançado. É importante realizar exames para diagnosticar a doença. A densitometria óssea mede a densidade do osso e deverá ser realizada a partir dos 45 anos nas mulheres e a partir dos 65 anos nos homens.

    A prática da atividade física, conforme dito anteriormente, é um dos fatores que ajudam o aumento da massa óssea. A musculação é uma das opções, mesmo para pessoas debilitadas, porque a exigência muscular ajuda na remodelagem óssea e o risco de lesão é menor.

    Com todas estas informações, não espere a virada do ano, comece agora a praticar exercícios, (sempre acompanhada de um profissional de educação física), o seu corpo agradece.

    por Marcelo Campos Machado

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