Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Esporte e Saúde

A dificuldade de perder peso após os 40 anos

  • Marcelo Campos Machado
  • Mais um ano novo está a começar, com isto, férias, sonhos , desejos, promessas e muito mais. Neste contexto, procurei o Prof. Cláudio Augusto Dias, o Guto, para esclarecer a seguinte indagação: ?por que é tão difícil perder peso após os 40 anos??

    Assim me disse: ao nascermos, estamos prontos para sobreviver, porém sem conhecer o mundo que nos cerca, e nem o equipamento que utilizaremos para conhecê-lo (nosso corpo), semelhante à compra de um equipamento muito sofisticado, para utilizar num ambiente adverso, e pior, sem manual de instruções, tudo terá que ser aprendido por tentativa e erro. Esta fase ocorre principalmente nos quatro primeiros anos de vida, é o período do aprendizado de praticamente tudo; de comer, de controlar algumas funções fisiológicas, de se manter em dois apoios (em pé), e fazer parte do mundo que cerca, interagindo com o meio ambiente. Avançamos um pouco mais e entramos em uma nova fase que perdurará até aproximadamente aos 18 anos, com um acréscimo e melhoria em todas as funções vitais; metabolismo basal alto; tempo pessoal alto; baixo poder aquisitivo e a importância da imagem pessoal (estética). Entre os 18 e 25 anos, ocorre uma potencialização da performance e potência muscular, no caso de praticantes de atividades físicas, conseguem o ápice dos resultados nas atividades de curta duração. Entre os 25 e 40 anos, há melhoria no rendimento de atividades de longa duração, pois ocorre um fenômeno de queda no metabolismo basal, fazendo com que nosso organismo necessite menos calorias para passar o dia em repouso, porém nesta fase, começamos a ser economicamente ativos, gerando alguns “problemas” para nosso organismo: diminuição do metabolismo basal; diminuição do tempo pessoal; melhora do poder aquisitivo, fatores estes que contribuem para uma redução da prática das atividades físicas, menor gasto calórico diário, facilitando o surgimento do sedentarismo e da obesidade, é a fase do happy hour. Após os 40 anos, além dos três fatores dificultadores, outros surgem; filhos (que demandam mais tempo) e a diminuição significativa da massa muscular, diminuindo ainda mais o metabolismo basal. É a fase dos praticantes do churrasco e cervejinha do final de semana.

    Para finalizar, o que emagrece ou engorda, chama-se rotina. Quando se altera a rotina, algo acontece, para o bem ou não, só depende de você. Comece hoje a praticar uma atividade física, o seu corpo agradece.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.