Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Esporte e Saúde

Há benefícios no uso dos VIDEOGAMES

  • Marcelo Campos Machado
  • Como professor de Educação Física, pai e tio, relutei muito para escrever este artigo, mas tenho que admitir, há benefícios no uso de videogames.

    .

    Tenho escrito inúmeras vezes sobre a importância da prática da atividade física, dos malefícios dos jogos eletrônicos que proporcionam uma vida sedentária, porém os videogames têm outras funções importantes que são: manter a mente ativa e estímulo da prática esportiva.

    Alguns ingleses idosos têm comprado TV’s de 65” para driblar problemas de visão e jogar games favoritos. São jogos de aventura e lutas, mas principalmente de enigmas, que fazem quebrar a cabeça para alcançar o objetivo. O incrível destes games é encontrar algo novo todo dia, seja para passar para a próxima fase ou para conseguir terminar o jogo. Estes jogos estimulam a mente, tornando-a mais sadia, disse Andrew Oliver, cofundador da empresa Blitz Games, “o mercado da terceira idade está crescendo rapidamente e cada vez mais pessoas idosas querem jogar”, relata Oliver.

    Há alunos que praticam esportes ou exercícios a contragosto, ou moram em regiões de difícil acesso para caminhar ou andar de bicicleta. Nestes casos os jogos de videogame podem ser uma boa alternativa, para espanto de muitos pais. Existe games que envolvem exercícios físicos e ajudam crianças a gastar energia e combater a obesidade. Nos EUA, após uma pesquisa realizada na Universidade George Washington sobre este tema, diversas escolas públicas têm utilizado games nas aulas de educação física, principalmente jogos que estimulam ações de dança, lutas, ou aulas de ginástica comum. Tood Miller, pesquisador deste estudo aponta: “Se uma criança detesta jogar queimada, mas adora Dance Dance Revolution, por que não deixá-la suar jogando videogame?”

    Como vimos, o mundo não para, então comece a praticar algo, seja atividade física, seja o uso de videogame, o que não pode acontecer é fi car inerte em frente a uma TV, faça exercícios físicos, seu corpo agradece.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.