Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Conhecimento

  • Marcelo Campos Machado
  • Há vários tipos de conhe-cimento, o prático (popu-lar) e o teórico (científi co), implícito e explícito, individual e coletivo. Conhecimento prá-tico é aquele tradicional, he-reditário, cultural, sem com-promisso com uma apuração ou análise metodológica, já o conhecimento científi co preza pela apuração e constatação, não se contenta com explica-ções sem provas concretas, e seus alicerces estão na meto-dologia e na racionalidade.

    É comum ouvirmos diver-sos palpites, conselhos e até diagnósticos de pessoas que não são profi ssionais da área, “tome este remédio que é bom, acaba com a dor de ca-beça”, “ ouvi dizer que tomar banho depois do almoço pode dar convulsão e até morrer”, mas dentro da área da educa-ção física, tem muitas pesso-as também que palpitam, sem c onhecimento científi co, fazem atividades físicas de forma incorreta, prejudicando o corpo.

    Fazer caminhada ou corrida, embrulhado num plástico, nada adianta, só aumenta a sudorese, ou melhor, transpira-se mais, porém não emagrece, é uma perda de peso temporá-rio, pois após a hidratação, tudo volta. Fazer muita abdominal não vai acabar com as gordurinhas da barriga, só fortalece o músculo reto abdominal e outros músculos adjacentes. Jogar basquete não faz ninguém crescer, a prática esportiva, seja basquete, voleibol, futsal, futebol, handebol, natação e outros, estimula o hormônio do crescimento, ou GH (Growth Hormo-ne), produzido pela hipófi se, é essencial para o crescimento físico - esta glândula é um dos responsáveis pelo crescimento da pessoa.

    Ao iniciar a prática de exercícios físicos, deve-se antes procurar um médico para saber se está apto a esta atividade, depois com orientação de um profi ssional de educação física, faça exercícios. Para ser profissional de educação física, são mais de 3 anos de estudos, informações científi cas, estudos comparativos com outros, discussões nas diferentes discipli-nas e muito conhecimento.

    Pratique esporte com segurança, tenha a orientação de um profissional de educação física, seu corpo agradece.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.