Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Clube da Foquinha

Seja sócio do clube da foquinha!

  • Historiazinha

    A coruja e o urubu

    Dona Coruja vivia lá com a sua sabedoria e não se envolvia com as outras aves. MAS... (já disse que quase toda história tem um mas). Mas um dia, ela precisava sair para buscar alimento para os seus fi lhotes. Miquinho, um macaquinho muito falador, avisou que o Urubu Rei estava nas redondezas e que a comida por ali estava difícil; o Urubu, quando não achava comida, comia os fi lhotinhos de pássaros. Dona Coruja pensou lá com a sua sabedoria que o melhor para se defender do perigo é saber enfrentá-lo. Saiu então a procura do Urubu Rei e pediu-lhe:

    -Seu Urubu, eu soube que o senhor anda devorando os fi lhotinhos por aí, mas por favor, eu tenho que sair e vou deixar meus fi lhinhos no ninho, não vá comê-los.

    O Urubu fi cou sensibilizado com o apelo daquela mãe e perguntou como ele saberia quais seriam os fi lhotes da coruja, pois para ele todo fi lhote é igual. Dona Coruja explicou-lhe que os fi lhotes dela eram os mais lindos da fl oresta, que se ele achasse um ninho em que havia os fi lhotes mais lindos, eram os dela. O Urubu então saiu a procura de algum ninho, passava por um, espiava e pensava:

    -Esses até que são bonitinhos, pode ser que sejam os da Coruja.

    De repente ele viu um ninho com os fi lhotes, que achou horrorosos, e pensou logo em comer esses porque não os achou bonitos, e com certeza não eram os da Coruja, os dela eram bonitos demais! E já ia pegar o primeiro quando ouviu um grito alucinado, era a Coruja. -Seu malvado, ela disse, eu te pedi e você não me atendeu, já ia comer meus lindos fi lhotinhos!

    -Mas Dona Coruja, foram os fi lhotes mais feios que encontrei!

    -Ora seu Urubu ,eles são lindos!

    E muito brava a Coruja espantou-o dali, salvando assim seus lindos fi lhotinhos. E foi aí que o Urubu que não era sábio nem nada, saiu-se com esta: “Amor de Mãe não se explica!”

    (Adaptação do Folclore Brasileiro)

    Hilda Mendonçai

    Receitas da Vovó

    Bolo de caneca

    Ingredientes

    • 1 ovo pequeno
    • 2 colheres (sopa) de açúcar
    • 2 colheres (chá) de chocolate em pó
    • 2 colheres (sopa) de óleo
    • 3 colheres (sopa) de leite de soja
    • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
    • 1/2 colher (chá) de fermento em pó

    Modo de preparo

    Coloque o ovo na caneca e bata com o garfo. Junte açúcar, chocolate em pó, óleo e misture. Acrescente, alternadamente, o leite de soja e a farinha, misturando a cada adição. Junte o fermento e mexa até fi car homogêneo. Leve as canecas ao forno pré-aquecido em temperatura média por 20 minutos.

    Rende uma porção

    Rhyane Cristina dos Reis - 9 anos, mãe: Cristiane Barbosa dos Reis, avós maternos: João Batista dos Reis e Joana Maria Barbosa dos Reis, data de nascimento: 31/01/2004, o que você gostaria de ser quando crescer? Professora.
    Vinícius Silveira Dutra Aquino - 9 anos, mãe: Wanessa Silveira, pai: Rodrigo Aquino, avós maternos: Ivan Faria e Wilma Silveira, avós paternos: Virmones Aquino e Creuza Aquino, data de nascimento: 09/04/2003, o que você gostaria de ser quando crescer? Dentista.
    Letícia Frazão Lopes - 9 anos, mãe: Vanessa Frazão, pai: Leonildo Neto Silva, avós maternos: Lúcia Souto e Juarez Frazão, avós paternos: Leontina da Silva e Maciel da Silva, data de nascimento: 15/08/2003, o que você gostaria de ser quando crescer? Cantora e Modelo.
    Mariana Luiza Oliveira Silveira - 4 anos, mãe: Maria Tatiana de Oliveira Silveira, pai: Nilson Roberto Faria da Silveira, avós maternos: José Vitor de Olveira e Maria de Fátima Oliveira, avós paternos: José da Silveira Amaral e Ester Faria da Silveira, data de nascimento: 11/04/2008, o que você gostaria de ser quando crescer? Bailarina.
    Laura Beatrys Gomes dos Santos - 4 anos, mãe: Laila Mariana da Silva Gomes Santos, pai: Helder Nelson dos Reis Santos, avós maternos: Gilberto dos Reis Gomes e Ivanir da Silva Gomes, avós paternos: José Nelson dos Santos e Neide dos Reis, data de nascimento: 15/01/2009, o que você gostaria de ser quando crescer? Engenheira Civil e Bailarina.
    Caio Ferreira Andrade - 8 anos, mãe: Andréia Cristina Ferreira, pai: Sérgio Andrade Júnior, avó materna: Olinda da Penha Ferreira, avós paternos: Sérgio Andrade e Maria Cristina Mandatti, data de nascimento: 20/03/2005, o que você gostaria de ser quando crescer? Médico Veterinário.
    Lavínia Gabrielle Barbora Alves - 1 ano, mãe: Dalvânia das Graças Barbosa, Pai: João Guilherme Alves, avós maternos: Rosália das Graças Barbosa e Donizete José Barbosa, avós paternos: Ilma Fátima Alves e João Batista Alves, data de nascimento: 20/08/2011, o que você gostaria de ser quando crescer? Muito pequena para responder.
    Bianca Santos Oliveira - 7 anos, mãe: Vanessa Santos, pai: Wendel Oliveira, avós maternos: Maria Vanda dos Santos e Oraci Israel dos Santos, avós paternos: Aldair de Souza e João Oliveira, data de nascimento: 07/10/2005, o que você gostaria de ser quando crescer? Médica Veterinária.
    Júlia Evelin Teixeira Santos - 3 anos, mãe: Danila Teixeira de Souza, pai: Jakslei Mendes Santos, avós maternos: Germinia Teixeira Costa de Souza e Altamirando José de Souza, avós paternos: Miralva Mendes Santos e João Querubim dos Santos, data de nascimento: 18/06/2009, o que você gostaria de ser quando crecer? Médica (para cuidar das criancinhas).
    Ana Cláudia Cerqueira Oliveira - 7 anos, mãe: Patrícia Cerqueira, pai: Cláudio de Oliveira, avós maternos: Paulo Marcos Cerqueira e Vandete Cerqueira, avós paternos: Oswaldo de Oliveira e Carmélia Oliveira, data de nascimento: 19/01/2006, o que você gostaria de ser quando crescer? Média Veterinária.
    Davih Enrico Basílio Rodrigues - 3 anos, mãe: Patricia Nila Basilio, pai: Agnaldo Rodrigues do Nascimento, avós maternos: Lazara Luzia Basilio e José Niveldo Basílio, avós paternos: Maria das Dores Rodrigues e Darcio Antônio do Nascimento, data de nascimento: 21/12/2009, o que você gostaria de ser quando crescer? Músico.
    João Gabriel Lopes Mota Alves - 3 anos, mãe: Viviane Bárbara, pai: Kadu Mota, avós maternos: Ataide Cândido Lopes e Célia Aparecida Bárbara, avós paternos: José de Melo Mota e Cleuza Rosa de Melo Mota, data de nascimento: 20/08/2009, o que você gostaria de ser quando crescer? Ainda nao sei, mas sou muito comunicativo!

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.