Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Saúde

Eu sou 12 por 8

  • Viver mais é uma escolha que você faz.

    Eu sou 12 por 8.

    “Eu sou 12 por 8” é uma campanha do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia para você viver com mais qualidade e por muito mais tempo. Dr. Walter Alvarenga de Oliveira é o Coordenador Regional da Campanha que aconteceu dia 26 de abril de 2013, na Praça Geraldo da Silva Maia, abraçando a causa e fazendo acontecer uma grande mobilização em Passos, como também, uma grande difusão da mensagem de prevenção e controle da hipertensão, assim como das doenças cardiovasculares na região. Trabalho elogiado pelo Coordenador Nacional

    Dr. Marcus Vinícius Bolívar Malachias - “o resultado superou as expectativas”. Este ano, a projeção era realizar ações em 40 cidades e foram feitas em quase 60 por todo o Brasil, incluindo todas as capitais e as principais cidades. E Passos foi uma delas.

    O que é Hipertensão?

    Hipertensão arterial acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico. As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.

    Dr. Walter Alvarenga de Oliveira.

    Nome: Dr. Walter Alvarenga de Oliveira 

    Idade: 55 anos Profissão: Cardiologista

    A campanha “Eu sou 12 por 8” é um evento realizado pelo departamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tendo como parceiros em Passos, a Secretaria Municipal de Saúde de Passos, a FESP (Fundação Ensino Superior de Passos), a academia de medicina da Unifenas, e do Ambulatório Vida Saudável da Santa Casa de Passos.

    Com o tema “VIVER MAIS É UMA ESCOLHA QUE VOCÊ FAZ”, a campanha mostra que se as pessoas tiverem cuidados como: praticar exercícios físicos regulares, evitar alimentos gordurosos e com excesso de sal, possibilita ter uma vida melhor, com mais qualidade.

    Pesquisas apontam que a cada dois minutos morre um brasileiro em decorrência das complicações de hipertensão. São 300 mil mortes por ano, sem contar as pessoas desabilitadas pela hipertensão.

    Para a realização da campanha em Passos, foram disponibilizadas quatro tendas na Praça Geraldo da Silva Maia, onde foram feitas centenas de aferições da glicemia capilar e pressão arterial. Houve também aula de aeróbica, alongamentos, além de orientação nutricional e de atividade física. Participaram do evento mais de 70 profissionais: médicos, residentes, acadêmicos do quinto ano, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros. A expectativa para o evento é inserir Passos no cenário de cardiologia nacional.

    A arma mais poderosa para combater a hipertensão é a informação. E você pode ajudar a espalhar conhecimento sobre essa condição entre as pessoas.

    10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta

    1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

    2. Pratique atividades físicas todos os dias.

    3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

    4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

    5. Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.

    6. Abandone o cigarro.

    7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

    8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

    9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

    10. Ame e seja amado.

    Dr. Vivaldo Soares.

    Nome: Dr. Vivaldo Soares 

    Idade: 65 anos Profissão: Neurologista

    A campanha é nacional, promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e conscientiza sobre o controle de pressão arterial. Acredito ser muito importante para a população ficar atenta à sua pressão arterial, evitando doenças oriundas do mau controle como o infarto, AVC e insufi ciência renal. Também irá esclarecer para a comunidade como fazer o controle de obesidade e diabetes, se prevenir e caso identifique algum problema procurar acompanhamento clínico.

    Ficamos satisfeitos pela colaboração do serviço de cardiologia da Santa Casa de Passos, e tenho um agradecimento especial ao Dr. Walter Alvarenga, pois ele agilizou o acontecimento da campanha e a todos os colaboradores.

    Dr. Bruno Reis.

    Nome: Dr. Bruno Reis

    Idade: 31 anos Profissão: Cardiologista 

    A campanha “Eu sou 12 por 8” é muito importante, pois a hipertensão é uma doença prevalente no mundo e silenciosa. A campanha permite que em apenas uma checada da pressão arterial, problemas não sejam negligenciados e assim evite complicações a curto, médio e longo prazo.

    O evento traz orientações para a comunidade em geral e temos a expectativa de despertar a curiosidade sobre o assunto e a saúde das pessoas.

    Eu sou 12 por 8.

    Eu sou 12 por 8
    Eu sou 12 por 8
    Eu sou 12 por 8
    Eu sou 12 por 8
    Eu sou 12 por 8
    Eu sou 12 por 8
    Eu sou 12 por 8
    Eu sou 12 por 8
    Eu sou 12 por 8
    Eu sou 12 por 8

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.