A empresa cresceu e, com isso, novas necessidades começam a surgir, algumas impostas pelo mercado, outras pela própria estrutura da empresa. O monitoramento e integração de todos os processos torna-se fundamental para a melhoria do desempenho, competitividade no mercado, segurança da informação, identificação de problemas e suas correções.
No Brasil, metade dos empreendimentos que iniciam suas atividades morre ainda até o terceiro ano de vida. Grande parte disto se deve a falta de gestão, por isso, um software de gestão empresarial é tão importante na vida das empresas, facilitando a tomada de decisões, reduzindo trabalhos redundantes, trazendo velocidade, redução de custos, praticidade e conforto aos usuários.
A escolha e implantação de uma solução de gestão pode ser trabalhosa e cansativa, porém, com um trabalho bem feito, resulta numa empresa mais integrada e inteligente. Confira abaixo algumas dicas:
Defina com clareza os objetivos: determine as reais necessidades da empresa e busque uma solução de gestão levando em conta a quantidade de usuários, tamanho da empresa, mercado em que atua, recursos oferecidos pela tecnologia a ser adquirida e se os mesmos estão focados ao seu negócio.
Envolva os usuários: conte com a participação dos membros da Diretoria e funcionários envolvidos nos processos. Uma equipe treinada, competente e em sintonia é um dos principais fatores de sucesso de um sistema de gestão empresarial.
Legislação: Certifique-se de que o software está adaptado à nossa legislação e principalmente se há garantia de atualização constante em função das possíveis alterações.
Suporte Técnico: Não se esqueça de questionar sobre o suporte técnico da empresa que fornece ou desenvolve o software garantindo a resolução de problemas e possíveis imprevistos em tempo hábil.
Segurança da informação: o software deve oferecer condições de rastreabilidade permitindo identificar qual usuário executou determinada operação, permitir a configuração dos privilégios de acesso aos usuários de acordo com a política de acesso da empresa e deve evitar que informações da empresa sejam roubadas ou violadas.
Relatórios gerenciais: são de extrema importância, pois facilitam o controle, o planejamento e a tomada de decisões na empresa. É possível saber, por exemplo, quais os produtos mais vendidos, com maior lucro, com maior custo, quais são sazonais, quais os melhores clientes, o que eles gostam de comprar, saber quais não lhe compram há mais de 30, 60, 90 dias e ainda, categorizar os seus melhores clientes. Você pode estar deixando de vender, pois de alguém este cliente está comprando!
Defina os objetivos, pesquise, siga estas dicas e você logo vai conseguir definir um bom software de gestão para a sua empresa!