Num projeto de decoração de um ambiente ou de uma casa inteira, abusar de cores, objetos e mobiliário pode ser um risco alto para a satisfação do cliente. Sucesso no mercado brasileiro de designers de interiores, Jóia Bérgamo, além de administrar seu dia a dia no escritório de São Paulo, projetos no Rio de Janeiro e Miami, dá a grande dica: “O menos é sempre mais”. Conhecida por seu estilo informal, a designer tem como base em seus projetos a contemporaneidade, que lhe dá asas à imaginação para criar ambientes em casas e apartamentos de sonhos, seja na cidade, na praia ou no campo.
Ambiente sofisticado com o uso de cores clássicas e neutras como o branco e o bege.
A funcionalidade é outro ponto marcante do trabalho de Jóia Bérgamo. Cada detalhe do mobiliário e da decoração é planejado com um propósito definido sem qualquer traço de ornamentação. “Cores pontuais, estampas diferenciadas e revestimentos inovadores que acompanham as tendências da moda criam pontos de atração na decoração”, diz a designer, em entrevista por e-mail para a FOCO.
Funcionalidade é um dos pontos fortes em seus projetos. Sabe unir beleza e praticidade. Observe a estante da sala fechada (acima) e aberta (abaixo).
“O menos é sempre mais, uso somente o necessário. Quando o cliente gosta de mais cores ou mais objetos, atendo a preferência do cliente, mas prefiro sempre cores mais claras - cinza, chumbo, branco, gama de bege e cinza”, explica a designer.
Jóia Bérgamo cria efeitos especiais com o jogo de espelhos o que confere um estilo contemporâneo em seu trabalho.
O branco e o bege são cores atemporais e perfeitas para diversas combinações num ambiente.
Em seus projetos, Jóia Bérgamo gosta muito de usar espelhos e poucos móveis, o que confere um estilo contemporâneo ao seu trabalho. Entretanto, como seu foco principal é a satisfação do cliente, ela o atende em seu desejo, sonho e expectativa.
Para nunca sair de moda, o branco e o bege são cores que se combinam perfeitamente num projeto de decoração, pois são clássicas, deixam qualquer ambiente sofisticado e, por serem neutras, não cansam como os demais tons, segundo a designer paulista. “A junção dos tons também transmite tranquilidade, serenidade e se harmoniza muito bem com outras cores”, diz em seu blog.
A iluminação e o design diferenciado no teto traz requinte e bem-estar.
A iluminação em seus projetos recebe um destaque todo especial.
Fotos: Acervo JB / Divulgação
Cores pontuais criam pontos de atração na decoração.
A designer também realça em seus trabalhos o papel da iluminação, que é uma das últimas etapas do projeto a serem executadas, porém das mais importantes. “Ela (a iluminação) é capaz de destruir um grande projeto e também valorizar um regular”, diz.
Para cada ambiente deve-se escolher uma iluminação apropriada, mas para isso, alguns fatores terão que ser observados: o excesso ou a falta de luz, que pode dar uma impressão equivocada ao ambiente. “O excesso de luz pode espantar as pessoas, a falta dela pode transmitir tristeza”, ressalta Jóia.
Cores neutras, espelhos e iluminação apropriada transmitem serenidade e tranquilidade ao ambiente.
No mercado há mais de 28 anos, conquistando destaque e sucesso pelo seu trabalho, Jóia Bérgamo ganhou diversos prêmios importantes. Desde criança, com o pai marceneiro, gostava de brincar e organizar ambientes com as peças produzidas na marcenaria. Quando chegou em São Paulo, já formada em pedagogia, passou a estudar Design de Interiores. É apaixonada pelo que faz, o que torna cada projeto único, tanto em áreas residenciais, corporativas como comerciais.
A distribuição da luz adequada a cada ambiente e a disposição dos móveis são alguns pontos que têm de ser observados no projeto. Lâmpadas amarelas na sala, posicionamento correto dos abajures, para evitar pontos mal iluminados, e, na cozinha, lâmpadas que mostrem as cores reais são dicas de Jóia Bérgamo para que o cliente não erre nessa etapa da obra. Muitas outras dicas você pode conferir em seu novo blog: http://www.blogjoiabergamo.com.br
Enio Modesto