Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Saúde

CrossFit

  •  

    .

     

    O CrossFit é um programa de treinamento físico que tem ganhado uma quantidade cada vez maior de adeptos em todo o mundo, por proporcionar ao seu praticante uma completa adaptação fisiológica, independente da idade ou nível físico do mesmo. Para saber mais sobre essa modalidade, a FOCO entrevistou o educador físico Daniel Crisfe, proprietário de uma academia de CrossFit em Passos, que dá mais detalhes sobre o programa.

     

    Educador físico Daniel Crisfe, proprietário de uma academia de CrossFit em Passos
    Educador físico Daniel Crisfe, proprietário de uma academia de CrossFit em Passos

     

    De acordo com Daniel Crisfe, a principal diferença do CrossFit para outros tipos de treinamento é que se trata de um programa que proporciona um tipo de condicionamento físico que por definição é amplo, geral e inclusivo.

    “Nossa especialidade é não sermos especializados. O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas, como resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão”, explica.

    Os atletas que praticam CrossFit, segundo Daniel, são treinados para pedalar, correr, nadar e remar, em curta, média ou longa distância, o que lhes garante  capacidade de trabalhar com um ótimo rendimento dentro de cada uma das três fontes metabólicas principais.
    “O nosso custo benefício é o maior que existe, pois oferecemos um programa que desenvolve todas as capacidades físicas, frente a modalidades convencionais que se limitam a algumas. A rotina é nossa inimiga e por isso nossos treinos são variados para estarmos preparados para o desconhecido e o desconhecível”, afirma o professor.

     

     

    A facilidade de adaptação ao CrossFit

    Daniel garante que a grande vantagem é que o programa de treinamento da CrossFit proporciona uma adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independente da sua idade, condicionamento ou experiência. “Nós temos usado o mesmo tipo de treinamento para idosos com problemas de coração e para lutadores profissionais. Nós adaptamos a carga e intensidade, a habilidade, mas não mudamos o programa. Nos nossos treinos é comum encontrar desde jovens, idosos, ativos, sedentários, pessoas com baixo peso e com sobrepeso treinando juntos”, destaca.
     

    .

     

    Os principais ganhos para quem pratica CrossFit é um nível de condicionamento geral, tornando os praticantes mais rápidos, fortes, resistentes, flexíveis, coordenados, ágeis, equilibrados e com um perfil psicológico acima da média, pois nos treinos são desafiados todos os dias a superarem seus limites.
     “O grande efeito consequente desse programa de treinamento são “chassis” impecáveis e “motores” ultra potentes, pois não somos somente estátuas bonitas, somos também máquinas potentes”, define Daniel.

    O educador físico garante que as mudanças começam a aparecer no corpo dos praticantes em pouco tempo. “Poucos meses de treino dedicado e nossos atletas percebem as calças ficando mais largas, aquela definição muscular se tornando aparente, mais disposição para as atividades do dia a dia, bem como dificuldades antigas deixando de existir.”

    .

     

     

    Sobre a alimentação adequada para os atletas que praticam CrossFit, Daniel diz que existem algumas dietas, como a da zona (Dr. Atkins) e a Paleo diet (dieta paleolítica), mas a melhor definição é a seguinte: “Coma carnes e vegetais, nozes e sementes, algumas frutas, pouco amido e nada de açúcar e bebida alcoólica. Coma o necessário para ter saúde e treinar, não para engordar. Mas o ideal é sempre procurar um profissional especializado. Cabe a um nutricionista indicar a melhor estratégia alimentar a cada pessoa”, finaliza.

     

    .

     

    O crescimento das academias especializadas em CrossFit

    Daniel Crisfe afirma que por ser um programa de alta intensidade é necessário que as pessoas coloquem sua saúde em mãos de pessoas que sabem o que estão fazendo.
    O CrossFit é, além de uma modalidade esportiva, uma marca registrada. Ela fiscaliza e permite que somente treinadores licenciados, gabaritados e com experiência prática e teórica usem seu nome. O CrossFiter sabe que ao entrar em uma “Box” (espaço onde se pratica a modalidade) com o nome “CrossFit” ele vai receber um atendimento de alto nível, pois é o que a CrossFit exige.
     Na nossa cidade a “CrossFit Passos” é a única box com aval da CrossFit Inc. a desenvolver a prática dessa modalidade, sendo Daniel, além de pioneiro o coach licenciado e qualificado na modalidade.
     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.