Segundo o proctologista, a doença diverticular dos cólons é uma enfermidade benígna no intestino grosso, que vem acometer, estatisticamente, pessoas a partir dos 60 anos, mas que pode surgir em idades mais precoces. Segundo Dr. Thales, até 40% das pessoas poderão desenvolver a doença diverticular a partir dos 60 anos, e 60% a partir dos 80 anos.
Outro ponto alertado pelo proctologista é que há uma diferença entre a doença diverticular e a diverticulite: “A diverticulite é uma das formas de complicação da doença diverticular. Outra complicação é a forma hemorrágica que se caracteriza pela perda importante de sangue pelo ânus. A diverticulite é a complicação mais frequente dessa patologia e que se caracteriza pela inflamação e infecção dos divertículos. Quando há essa complicação é necessário o tratamento clínico, com o uso de antibióticos, analgésicos ou antiinflamatórios. Quando o quadro é mais grave o tratamento cirúrgico pode ser mandatório”, afirma.
O médico também esclarece que ao contrário do que muitas pessoas pensam a doença diverticular não está relacionada a problemas emocionais, tendo os distúrbios de funcionamento do intestino grosso e a baixa ingestão de fibras como os fatores principais para o desenvolvimento da doença. Doenças genéticas que comprometem o tecido conjuntivo como as síndromes de Marfan e Ehlers-Danlos, frequentemente encontram-se associadas à Doença Diverticular.
Outro mito que Dr. Thales faz questão de desmistificar é o de que a doença diverticular é causada pela ingestão de sementes. “Caiu por terra a ideia de que o uso de sementes é uma das causas de complicação da doença diverticular. Não são as sementes que vão ocasionar a doença. A semente como fibra até ajuda o intestino a funcionar regularmente. Os fatores de risco são o mal funcionamento intestinal associado a dieta pobre em fibras”, salienta.
A doença diverticular é uma alteração na anatomia do intestino grosso, não havendo cura para esta patologia. Porém ela é benigna e não predispõe ao aparecimento de outras doenças, como o câncer.