�ltima Edi��o
Especial 2021
Especial 2021

Saúde

TDAH e o impacto na aprendizagem

  • TDAH e o impacto na aprendizagem

    TDAH � um transtorno neurocomportamental, caracterizado por um d�ficit de aten��o e comportamentos de hiperatividade e impulsividade em n�veis significativamente mais elevados do que o esperado num indiv�duo, levando-se em considera��o sua idade e n�vel de desenvolvimento (Setyawan,2015).�

    � um transtorno que acomete crian�as, jovens e adultos, que apresenta v�rias caracter�sticas que se manifestam de forma irregular, heterog�nea e nem sempre acompanha os tr�s principais sintomas ao mesmo tempo. Podendo o indiv�duo ter apenas o d�ficit de aten��o (TDA) ou o combinado: d�ficit de aten��o, hiperatividade e impulsividade (TDAH).
    Dentre as principais caracter�sticas destacam-se as dificuldades nas rela��es interpessoais, problemas em lidar com regras e com o papel de autoridade, atitudes inadequadas decorrentes da impulsividade, falhas na auto regula��o das emo��es e do comportamento, labilidade emocional, desorganiza��o, distra��o e falta de engajamento nas tarefas, al�m das altera��es cognitivas na esfera atencional, nos processos executivos, na mem�ria, percep��o e linguagem, acarretando dificuldades significativas na aprendizagem.
    �
    Muitas vezes apresentam no contexto escolar, baixo limiar de motiva��o e toler�ncia � frustra��o, dificuldade para organizar seus materiais e objetos pessoais, dificuldade para lidar com o tempo na execu��o de uma tarefa ou cumprimento de prazos, falta de perseveran�a para se manter numa mesma atividade por muito tempo ou concluir a mesma. Dificuldade tamb�m para planejar uma tarefa e automonitorar seu desempenho conforme a demanda do meio, falta de estrat�gias eficientes para lidar com situa��es problemas, baixa regula��o comportamental com preju�zos na coordena��o motora fina e global.�
    �
    A aquisi��o da leitura e escrita torna-se um processo gerador de muitos conflitos e frustra��es, decorrentes de dificuldades no processo fonol�gico, falhas na compreens�o e interpreta��o de textos e enunciados, vocabul�rio pobre na express�o da sua linguagem oral e escrita, muitos erros ortogr�ficos, dificuldade de an�lise-s�ntese, preju�zo na reten��o de conhecimento, dificuldade na manipula��o mental de informa��es, acarretando preju�zos significativos, principalmente nas habilidades matem�ticas, por depender da efici�ncia de habilidades atencionais e mem�ria de trabalho.�
    �
    Sendo assim, o TDAH por ser um transtorno ainda sem um marcador biol�gico definido e abranger sintomas t�o diversificados, requer uma Equipe Multiprofissional na Avalia��o Diagn�stica e Tratamento, envolvendo profissionais da �rea m�dica (Neurologista e/ou Psiquiatra), escolar (Professores e Coordenador), da Psicologia, Fonoaudiologia e Psicopedagogia, al�m da participa��o dos pais e/ou cuidadores. Por se tratar de um transtorno de grande impacto na vida social, emocional e acad�mica do sujeito, se faz necess�rio o diagn�stico precoce e a interven��o terap�utica adequada para ajudar o indiv�duo com TDAH, n�o s� a superar suas dificuldades, mas dar o apoio necess�rio � fam�lia e � escola de como lidar com este indiv�duo, visto que o reconhecimento tardio deste transtorno ou a aus�ncia de tratamento desencadeia outras comorbidades como os Transtornos de Aprendizagem, Depress�o, Ansiedade, Transtorno de Conduta, Transtorno Opositivo Desafiador, Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo e outros.
    Lurdes Gomes de Oliveira Sanches

    �

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.