Qual o conceito de felicidade?
Felicidade: substantivo feminino
1. qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.
2. boa fortuna; sorte.
CIENTISTAS DE HARVARD APÓS VÁRIOS ANOS DE ESTUDOS AFIRMAM QUE:
-
50% da felicidade é herdada geneticamente.
-
Os outros 50% são distribuídos da seguinte maneira:
• 40% depende da sua atitude de ser feliz, das ações e dos pensamentos, e de lutar pela felicidade, mesmo diante dos desafios da vida.
• 10% depende da circunstância e do momento de vida que cada um está vivenciando (trabalho, família, situação financeira, amigos).
DO QUE DEPENDE A FELICIDADE?
Neurocientistas através de vários estudos concluiram que a felicidade tem origem no cérebro mais especificamente nos centros do prazer representados por: Núcleo accumbens, Área Ventral Tegmentar e Amigdala.
CENTROS CEREBRAIS DO PRAZER
Uma complexa rede de neurônios é ativada quando realizamos atividades que nos trazem felicidade e aí entra de tudo:
-
Comida gostosa
-
Boas gargalhadas
-
Namorar
A ativação destas regiões gera a produção de Dopamina e Endorfinas.
E de que forma todo este processo influencia no nosso peso? Qual a relação entre a Felicidade e a Endocrinologia?
Estas substâncias liberadas durante momentos de prazer e de felicidade representadas pela dopamina e pelas endorfinas inibem as vias endocrinológicas relacionadas com a fome, ou seja, são potentes inibidores do apetite. Sendo assim inibem a compulsão por alimentos de alto teor calórico que são conhecidos como “alimentos recompensa” exemplificados por lanches, pizza, massas, chocolate, sobremesa, etc.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a felicidade é um componente da nossa saúde. Assim como a pressão arterial, os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose (açúcar), a prática de atividade física, o sono e o controle do estresse, a felicidade faz parte da saúde global de um indivíduo, sendo fundamental não apenas para a saúde mental mas também para a saúde física do corpo.
Os estudos evidenciam que pessoas mais felizes, positivas e bem humoradas apresentam menor risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e outros eventos cardiovasculares. Hoje sabemos que estas representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Sendo assim é importante tentar aprender a ser feliz nas pequenas coisas do dia a dia. Quanto mais estimulamos as áreas que trazem felicidade no cérebro, mais inibimos as áreas da tristeza, depressão, fome e ansiedade.
Nos últimos 10 anos a prevalência de obesidade no Brasil aumentou em cerca de 60%.
A Obesidade é uma doença complexa que envolve a genética, mecanismos químicos, hormonais, aspectos sociais e comportamentais.
CLASSICAMENTE PODEMOS DEFINIR 5 PILARES PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE:
-
Alimentação saudável e individualizada para cada paciente.
-
Exercício físico: não existe quantidade mínima ou máxima, faça o que te traz prazer.
-
Sono: Dormir é renovar a mente, descansar os neurônios e consolidar a memória.
-
Controle do Estresse: O cortisol é o hormônio do estresse. Um pouco de estresse é bom, nos motiva e funciona como um combustível para os desafios da vida. Mas o estresse em excesso, crônico é prejudicial.
-
Felicidade: A felicidade é um hábito que deve ser construído!!! Aprenda a buscar a felicidade nas coisas simples do dia a dia.
Um outro dado muito interessante é que a felicidade é contagiante. Estudos indicam que os estados emocionais podem ser transferidos de uma pessoa para a outra por imitação assim como acontece com o ato de bocejar. Quando você está feliz o seu amigo mais próximo tem uma chance de 15,3% maior de aumentar o próprio nível de felicidade, e o amigo do seu amigo ainda tem 10% mesmo sem conviver com você.
OS 5 PILARES PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE
Para concluir, o tratamento da obesidade e mesmo sua prevenção envolve 5 pilares. Temos que equilibrá-los como malabaristas de circo, sem deixar nenhuma bola cair. De Acordo com a OMS no dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Felicidade, mas você pode escolher ser feliz todos os dias......Pratique!!!
Dra. Tassiane Alvarenga é formada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo - UNIFESP e residência em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, Atende na Clínica IMED - Avenida Arouca, 791 - Passos - MG
Telefone: 35 3521-6533 | e-mail: [email protected] | www.dratassianealvarenga.com.br
Facebook: Dra Tassiane Alvarenga | Instagram: tassianealvarenga