Checkup Vascular
Com o objetivo de alertar a população sobre doenças vasculares que não apresentam sintomas e diagnosticá-las precocemente, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lançou o Checkup Vascular. O acidente vascular cerebral e a diabetes estão entre as 10 doenças que mais matam no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Há outras doenças vasculares que também podem levar à morte ou provocar sequelas, como: a trombose venosa profunda; o aneurisma da aorta e o periférico; e a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP). O objetivo com o Checkup Vascular é identificá-las e diagnosticá-las na fase inicial e evitar sua evolução.
Acidente Vascular Cerebral
Segunda causa de morte mundial, também chamado de derrame, ocorre quando há o entupimento ou rompimento de um vaso que leva sangue ao cérebro.
Pé diabético
A diabetes má controlada causa, ao longo do tempo, alterações no sistema nervoso e a pessoa pode perder a sensibilidade dos pés. Ao ter alguma ferida nos pés, ela não sente e essa ferida também não cicatriza. Uma das características do pé diabético é o ressecamento. Se não tratado pode gerar até amputação do membro.
Trombose venosa profunda
Doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração. As veias mais comumente acometidas são as dos membros inferiores. Os sintomas mais comuns são o inchaço e a dor. A doença atinge entre 44 a 145 pessoas a cada 100 mil.
Aneurisma de aorta
É a dilatação anormal da parede da aorta, maior artéria do corpo e responsável por transportar sangue rico em oxigênio para todo o organismo. Ao se romper pode causar a morte. As estimativas apontam que o problema acomete 5% dos homens e 1% das mulheres acima de 55 anos.
Aneurisma periférico
É a dilatação anormal da parede de artérias periféricas, como a femoral, a da virilha, a carótida, a do pescoço e a dos braços. É mais difícil de romper, mas pode gerar um coágulo e impedir a passagem de sangue, comprimir um nervo ou uma veia próxima, causando dor, formigamento e inchaço.
Doença arterial obstrutiva periférica (DAOP)
Caracteriza-se pela dificuldade de passagem do sangue devido a placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos. De acordo com o Center of Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos, 50% dos pacientes com DAOP são assintomáticos. Um dos sintomas é a dor na “batata da perna” ao caminhar (claudicação intermitente).
Conclusão
O conhecimento destas doenças, bem como dos seus fatores de risco são essenciais para o controle e a prevenção de complicações graves, como amputações e morte.
Através do acompanhamento periódico com o cirurgião vascular o paciente pode ser beneficiado, adquirindo melhor qualidade de vida e maior sobrevida.
Novo Endereço em Passos
Ed. Dona Lela
Rua Dep. Lourenço de Andrade, 222 - Sl. 108
(35) 3413-3434 | 98807-7340