Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Saúde

Invista em sua saúde física e mental - Invista numa Horta caseira

  • Patrícia Garcia Silva Santos
  • Estudos internacionais comprovam que cultivar e cuidar de uma horta em casa é uma atividade que pode trazer benefícios para sua SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

    Patrícia Santos integrada ao ambiente que ela mais gosta de estar...  no meio de suas flores e folhas...
    Patrícia Santos integrada ao ambiente que ela mais gosta de estar... no meio de suas flores e folhas...

    Ter uma horta em casa pode ser muito mais que um meio para obter verduras e legumes saudáveis no prato. O cultivo de hortaliças pode ser um benefício para a saúde física e mental, com alívio significativo dos sintomas de estresse, ansiedade, depressão, mau humor e outros. É o que dizem estudos realizados na Noruega, Inglaterra e Holanda e comprovados por outras pesquisas feitas por diferentes universidades e centros de estudos dos Estados Unidos.
    Segundo estudos da Noruega e divulgados em diversos órgãos de imprensa no Brasil em 2011, pessoas que sofriam de depressão, mau humor e transtorno bipolar apresentaram melhoras significativas após cultivarem flores e legumes durante seis horas por semana. Na Inglaterra, outra pesquisa mostrou o benefício da horticultura e jardinagem para idosos acometidos pelo mal de Alzheimer.

    .

     

    “Existem muitos movimentos diferentes na jardinagem, então você também obtém alguns benefícios do exercício”, disse na época William Maynard, coordenador do programa de hortas comunitárias do Departamento de Parques e Recreação de Sacramento, capital da Califórnia.
    O simples fato de permanecer no jardim durante pelo menos 30 minutos após alguma atividade estressante já alivia a tensão e melhora o humor. Segundo pesquisadores holandeses, isso ocorre porque o ambiente calmo e relaxante do jardim contribui para baixar o hormônio do estresse, o cortisol.
    A empresária do setor de paisagismo e jardinagem Patrícia Garcia Silva Santos, de Passos, concorda com os benefícios do cultivo e do manejo de hortas de verduras e ervas para temperos e chás em casa.
    “Um jardim aromático proporciona tanto cheiros agradáveis quanto belos visuais. São ervas para chás e temperos, verduras, flores que você pode plantar em canteiros e até em vasinhos, formando belos conjuntos”, disse.
    Segundo Patrícia Santos, com uma boa orientação de especialista em floricultura e horticultura, a pessoa pode cultivar o que desejar em casa: uma hortinha de alface, couve, cebolinha, salsa e manjericão, uma moita de capim-cidreira (chamada erroneamente de erva-cidreira), um ramo de hortelã, alecrim.

    Uma boa horta também tem cultivados alguns tubérculos, como cenoura, beterraba e rabanete, que são ótimos para salada. Num quintal maior, podem-se plantar mandioca, batata, batata doce e inhame, que são ideais para substituir o arroz nas refeições.

    No entanto, antes de cultivar sua horta, é bom obter orientação técnica, para saber como cuidar dela, controlar pragas e combater doenças comuns às plantas. “O especialista vai indicar a espécie ideal de planta para o espaço que você tiver em casa, no apartamento ou no seu escritório. Essa escolha depende de vários fatores, como o tipo de solo, o local, o tempo disponível que a pessoa tem para cuidar das plantas”, disse Patrícia Santos.

    Enio Modesto

    IMPORTANTE: Buscar sempre informações e instruções sobre a forma e a frequência correta no uso de cada chá.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.