Em qualquer área que se atue, é dever do profissional, aqui com foco no cirurgião-dentista, manter atualizados os conhecimentos profissionais técnicos, científicos e culturais necessários ao pleno desempenho do exercício profissional, fatores que, levados em conta, consideraram a necessidade de regulamentar a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica, conforme resolução de lei.
O envelhecimento cronológico é um evento programado desde nosso nascimento. Envelhecer, nesse contexto, significa perder gradativamente a abundante rede de colágeno, ácido hialurônico, fibras elásticas e alto grau de hidratação da pele jovem. Essa clara degeneração inicia-se entre a terceira e quarta década de vida.
Outros fatores de envelhecimento também incluem estilo de vida cotidiano, fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, qualidade e quantidade de sono, realização de atividade esportiva em excesso, ambiente de trabalho, localização geográfica do indivíduo, clima no ambiente social e familiar e exposição excessiva ao sol e agentes atmosféricos.
Como consequência de todos esses fatores a pele torna-se mais áspera, grossa, descolorida, solta e com atrofia de estruturas.
Considerando as consequências da “desarmonização” facial causada não apenas pelo envelhecimento e fatores envolvidos vemos que a harmonização orofacial, utilizando-se de toxina botulínica, preenchedores de ácido hialurônico e agregados leucoplaquetários, estimuladores de colágeno, procedimentos de remoção da Bola de Bichat, assim como outros procedimentos de intradermoterapia, vêm como auxiliar no rejuvenescimento e harmonização orofacial de vários pacientes altamente motivados a receber esses tratamentos por profissionais com treinamento adequado.
No caso das técnicas de harmonização orofacial realizadas pelo cirurgião-dentista, vale esclarecer, conforme citado acima, uma lista sucinta de procedimentos:
Travessa Monsenhor João Pedro, 93
Edifício Neca Adorino - Sala 704 - 7º andar - Centro - Passos/MG
Telefone: (35) 3413-0515 99961-0515 -
E-mail: [email protected] - Instagram: @studiododontologia @jeanpodonto