Foram 16.130 doses de imunizantes da Pfizer e Coronavac para dar sequência à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.
O quantitativo para a SRS Passos é referente à remessa de 714.230 doses que a SES-MG distribuiu na segunda-feira (30/08) às unidades regionais de saúde em todo o estado. Para a Regional de Passos, a SES-MG enviou 7.290 doses da Pfizer e 8.840 da Coronavac.
Conforme a Nota Informativa 42ª Versão da Subsecretaria de Vigilância em Saúde/SES-MG para essa remessa, deverão receber as vacinas Pfizer e Coronavac, como D1 (dose um), as pessoas da faixa etária de 35 a 39 anos. O público de 35 a 39 anos que já havia iniciado seu esquema vacinal com a D1 da Coronavac irá receber a D2 desse imunizante. E grupos prioritários vacinados com a D1 da Pfizer receberão a D2, completando assim o esquema vacinal.
De acordo com a Nota Informativa 42ª Versão, a meta de vacinação é de 90% da população alvo de cada grupo prioritário, para cumprir o objetivo da campanha nacional de reduzir casos graves e óbitos pela covid-1. Somente após atingir essa meta é que os municípios poderão avançar grupos e faixas etárias com doses remanescentes das vacinas.
As doses distribuídas até o momento pelo Estado de Minas Gerais atenderam a 100% dos grupos prioritários e das faixas etárias decrescentes até 40 anos. De 35 a 39 anos, o quantitativo já foi o suficiente para imunizar 23,5% desse público com a primeira dose.
A Regional de Saúde de Passos já distribuiu 517.311 doses de vacinas aos municípios desde o início da campanha. As doses aplicadas e registradas pelos municípios no Painel Vacinômetro, da SES-MG, alcançaram uma cobertura de 82,90% da população adulta com a primeira dose e 35,99% com a segunda dose ou dose única.
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência Regional de Saúde de Passos