Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Esporte e Saúde

Ande de bicicleta

  • Marcelo Campos Machado
  • Ande de bicicleta
    Ande de bicicleta

    Começo de ano, verão, ótima época para se praticar atividades físicas, e a bicicleta (ciclismo) é uma boa opção para se iniciar ou mudar a prática da atividade física.

    O ciclismo traz benefícios físicos e emocionais. Por ser uma atividade aeróbica, “queima” muitas calorias, auxilia no emagrecimento, gera perda de peso, contribui para equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides e colesterol, podendo ser praticado sozinho ou em grupo. Quando praticado sob orientação, quase não tem restrições.
     
    O ideal é praticar de duas a três vezes por semana, pelo menos 30 minutos, num percurso de 10km, conforme Mauro Guiselini, professor de educação física da FMU, de São Paulo: “É importante não exagerar na intensidade dos exercícios, a fim de evitar riscos de lesões e mal-estar, a melhor maneira de se exercitar é de forma leve e moderada.” Há necessidade de investir nos equipamentos de segurança como capacete, óculos e luvas, além de equipar a bicicleta com itens como buzina e luzes dianteiras e traseiras.
     
    Muitas pessoas têm optado pela bicicleta como meio de transporte, principalmente para o trabalho por diversas razões: economia de tempo, economia de dinheiro, menos stress no trajeto, mudança de humor, produtividade no trabalho, menor preocupação com assaltos, não polui o ar, respira-se melhor, proporciona saúde e vida mais longa, há melhora nos resultados físicos e há sensação de liberdade.
     
    O professor Cláudio Augusto Dias, o Guto, personal e professor da UEMG Passos diz que “pedalar sempre é bom, no esporte, no lazer e, principalmente o bem que faz à saúde”.
     
    Em Passos, diversos grupos praticam o ciclismo à noite e nos finais de semana, praticam por lazer ou também por treinamento, pedalam com a família ou com os amigos. Faça contato com esses grupos, dê uma chance a si mesmo e tente, seu corpo agradece.
     
    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.