16 de Abril - Dia Mundial da Voz
A voz é um dos maiores instrumentos de comunicação do ser humano, sendo da maior importância nas relações sociais e na vida profissional. Só usando a voz de uma forma correta e tendo cuidados com a sua utilização é possível manter uma "voz saudável" durante toda a vida.
Para dar uma atenção especial a essa ferramenta no dia 16 de abril é celebrado o Dia Mundial da Voz.
Como manter uma Voz saudável
- Beba água
Para ter uma "voz saudável" beba água (de seis a oito copos diários), única forma de manter hidratadas as cordas vocais.
Mesmo quando emitimos apenas um som as cordas vocais vibram intensamente; a hidratação melhora a produção de muco contribuindo para a sua "lubrificação".
- Evite a ingestão de certas bebidas
Deve-se reduzir e em alguns casos evitar a ingestão de bebidas que podem provocar desidratação das cordas vocais (ex.: álcool, café e bebidas com cafeína, chá preto e bebidas gaseificadas).
- Não fume
A nicotina, associada ao calor da fumaça, resseca as cordas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar. E as consequências não ficam por aí: estudos comprovam que a incidência de câncer de laringe é maior em fumantes.
- Não esforce nem abuse da voz
Não se deve falar muito alto em locais ruidosos, pois o ruído obriga a aumentar a intensidade da voz comprometendo a sua qualidade.
A sensação de "garganta seca", cansaço vocal ou o aparecimento de rouquidão obriga a poupar a voz e a não falar.
Ao lidar com crianças, não se deve esforçar demasiado a voz.
Quando se tem que usar a voz com grande intensidade, como sucede ao falar no exterior, é preferível utilizar um sistema de amplificação.
Devemos procurar falar no nosso tom. Se esforçarmos a voz falando em tons mais graves ou mais agudos do que o normal, podemos provocar "traumatismos" nas cordas vocais, que vão provocar rouquidão (disfonia).
- Evite pigarrear
Ao pigarrear as cordas vocais batem uma na outra, agredindo-se mutuamente.
A rouquidão pode ser uma das consequências do pigarrear repetido.
Por isso, para compensar a necessidade de tossir ou pigarrear forte, tente beber água ou deglutir algumas vezes.
As causas mais frequentes que levam à necessidade de pigarrear são o refluxo gastroesofágico, as rinites, as sinusites e as doenças alérgicas.
- Se estiver doente poupe a sua voz
Se estiver "constipado" ou com uma infecção respiratória, poupe a sua voz.
Este cuidado é ainda mais importante nos profissionais da voz, sobretudo se notarem o aparecimento de rouquidão.
A voz é a mais importante forma de comunicação com grande impacto nas relações sociais e na vida profissional. Só o seu uso correto vai permitir ter uma "voz saudável" durante toda a vida. Assim "ouça a sua voz", ou melhor, "ouça o que a sua voz lhe quer dizer".
- Invista na maçã!
A fruta tem ação adstringente, ou seja, "limpa" a garganta, trazendo alívio e bem-estar.
- Boceje!
O lema é relaxar. Aproveite ao acordar para bocejar e espreguiçar, ações que podem diminuir a tensão da região do pescoço e dos ombros. Transforme também a hora do banho em um momento de relaxamento. Faça alguns exercícios movimentando os ombros e o pescoço na água morna.