Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Foco Online

Dicas para fortalecer a Imunidade em tempos de Gripe H1N1

  • .

     

     

    Dicas para fortalecer a Imunidade em tempos de Gripe H1N1

    Ninguém gosta de ficar doente o tempo todo. Com a imunidade baixa, ficamos mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções e doenças em geral, ainda mais com o inverno chegando. Por isso é importante dedicar esforços para fortalecer o sistema imunológico.
    Melhore sua imunidade, pois a gripe H1N1 e muitas outras virão em um mundo onde se consome toneladas de alimentos industrializados, que usa e abusa de antibióticos e que vive numa crescente tensão.

    Mas o que enfraquece a nossa imunidade?


    Sabe-se, cientificamente, que todos os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente em ambientes orgânicos mais ácidos e, obviamente, quando o sistema imunológico está enfraquecido.

    Os alimentos industrializados (com conservantes, corantes, estabilizantes, adoçantes, e etc.) tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido. Os principais são: açúcar branco, carnes vermelhas, embutidos, leite e derivados, farinhas brancas, frituras, comidas em saquinhos (chips), fast food, guloseimas, refrigerantes e álcool em excesso.
    O estresse e vida sedentária também contribuem para enfraquecimento do sistema imunológico. Procure não ficar nervoso e controle a ansiedade. Tente relaxar e encarar as situações difíceis de uma forma menos estressante.
     

    Veja abaixo dicas que te ajudarão a ser mais resistente:

    1. Exercícios físicos: ajudam a reduzir os níveis de estresse e melhoram a saúde global do organismo.

    2. Dormir bem: O sono é um dos fatores mais importantes para a saúde do organismo. Noites mal dormidas ou poucas horas de sono normalmente aumentam o nível de estresse do organismo e reduzem a imunidade. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite.

    3. Beber muita água: Além dela ajudar na renovação celular, a água lubrifica as vias aéreas e evita que infecções e alergias atinjam o corpo. Tente consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

    4. Higiene: Lave sempre as mãos antes das refeições ou após o uso do banheiro, escove sempre os dentes e tome banhos regularmente. Estar sempre limpo afasta diversas doenças e infecções.

    5. Cuidado com os medicamentos: Muitos medicamentos, como os corticosteróides, são imunossupressores e reduzem a produção de células do sistema imune e também de anticorpos. O uso de antibióticos sem necessidade também é prejudicial por pode aumentar a resistência de bactérias.

    6. Alimentação: Tenha uma dieta balanceada que englobe os diversos nutrientes. Alguns alimentos ajudam a estimular a ação do sistema imunológico e potencializam o seu bom funcionamento.
     


    Alimentos recomendados para aumentar as defesas orgânicas

    - Gengibre: um alimento super estimulante da nossa imunidade e tem grande ação antiviral. Consumir diariamente chá de gengibre sem adoçar. A proporção é 700ml de água e um pedaço de uns 4 cm de gengibre cortado em fatias. Deixar fervendo em fogo baixo por uns 10 minutos.
     

    - Alho: tem ação antiviral reconhecida, além também de ser imunoestimulante. Ingerir diariamente 3 a 5 dentes de alho cru picado, com os alimentos ou engolidos com água ou suco.

    - Própolis: reconhecido cientificamente já como um antibiótico natural, também com ação antiviral, tanto em situações de infecção quanto como para prevenção.
     

    Tomar da seguinte forma: 1 cópo de água, suco de 1 limão, 20 gotas de própolis, e se achar necessário, 1 colher de sopa de mel.
     

    - Laranja e Limão Orgânicos (de preferência): Todos os dias comer uma laranja e tomar o suco de um limão. Fontes já conhecidas de vitamina C.
     

    - Conservas e Bebidas Probióticas: as bactérias do bem que nos protegem e mantêm a flora equilibrada presentes no Iogurte integral, desde que feitos de leite e cultura láctea (sem açucares, corantes, espessantes e etc.), conservas de vegetais e bebidas fermentadas.
     

    - Óleo de Coco Extravirgem: composto em grande parte por ácido láurico, que ao ser digerido se transforma em monolaurina. Amonolaurina lida muito bem com vírus e bactérias e ajuda a combater herpes, gripe, citomegalovírus, e até HIV.
    Consumir de 1 a 2 colheres desse óleo diariamente. E ainda pode-se usar no preparo de alimentos em casa.
     

    - VITAMINA D: essencial para a nossa saúde.  Ela ativa o nosso sistema de proteção para responder a qualquer exposição viral, e não apenas a um vírus.


    Sempre que possível se exponha ao sol, com pouca roupa, por 15 minutos todos os dias. Essa é a melhor forma de obter a vitamina D.
    Não adianta só pensar em correr atrás da vacina. Melhore seu organismo, pois se você estiver com uma boa imunidade e entrar em contato com o vírus, pode ser que até contraia a gripe, mas os sintomas serão bem mais suaves, ou até nem adoeça. Invista em sua saúde! Converse com o seu médico a respeito!

    .

     

     

     


     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.