Um alicerce para a realização
Grande parte dos adolescentes ao terminarem o Ensino Médio, se depara com a temida realidade do cursinho. Para muitos, a última opção após sucessivas reprovações. Para outros, o local certo para pensarem sobre qual curso seguir.
No início, nos deparamos com um novo ambiente onde não se tem mais uma sala cheia de amigos aptos para se divertirem e jogarem conversa fora, nem mesmo atividades extras e pontos de participação. Com todas essas mudanças em relação ao ensino médio, o curso pré-vestibular até parece ser mesmo aquele "bicho de 7 cabeças" como é visto.
Mas em meio a tantas mudanças e adaptações difíceis para a vida do vestibulando é que se encaixa o conceito de resiliência, em que a partir das dificuldades e dos erros retira-se um aprendizado que pode ser útil dali para frente. E sendo resiliente, o estudante de cursinho é capaz de absorver muito conhecimento em meio àquele ambiente que de início repudiava.
Além de uma complementação de todo o conteúdo que se aprendeu no ensino médio, no cursinho a maioria dos adolescentes encontra o momento e o lugar ideais para construírem sua personalidade, seus sonhos e seu futuro.
Enfim, independente do tempo necessário para encerrar essa árdua etapa de vestibulares, o curso pré-vestibular, se encarado com seriedade e responsabilidade, poderá ser não só um local de aprendizado escolar e pessoal, mas um grande alicerce para a construção de um renomado profissional.
Maria Paula Piassi Brasileiro