Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Foco Online

Poeta da Região

  • Premiado nacional e internacionalmente publica livro na Editora São Paulo.

    Livro: “entre céu e mar” - “Uma revoada de pássaros grita poesia ao vento e os poemas que o poeta escuta são traduzidos em versos fecundos de caligrafia branca. Versos de luz e silêncio, numa morada entre céu e mar.”

    Autor dos livros de poesias: Um pouco de mim, Colecionador de Ódios e entre céu e mar; e do livro de Programação Neurolinguística: Força de Atração - O Poder do Pensamento – Coisas que você não sabe que sabe.

    Vários prêmios em concursos literários.

    Participa de diversas antologias de poemas e contos. Algumas com lançamento internacional: Portugal, Suíça, Inglaterra, Argentina, Uruguai, Chile.

    Sua poesia teve participação em renomadas feiras de livro:

    • Bienal Internacional do Livro de São Paulo
    • Salon du livre et de la presse Genève - Suíça
    • Feria Internacional del Libro de Buenos Aires - Argentina
    • The London Book Fair – Inglaterra

    “Não poderia escolher outra Editora para publicar meu livro entre céu e mar que não fosse a Editora São Paulo pelo diferencial no atendimento, compromisso e qualidade gráfica. Tanto que, em 2011, já havia publicado na Editora outro livro meu: Força de Atração.”

     

    Esse novo trabalho do poeta José Vicente Neto já está sendo considerado pela crítica como o primeiro desdobramento do CD O Tempo e o Branco da cantora Consuelo de Paula, que é um marco na discografia brasileira, que traz um amplo diálogo poético com grandes poetas como Drummond e Cecília.

    O Livro no processo de produção da Editora São Paulo.

     

     


     

     

     

    Entre céu e mar - nova fase do poeta e escritor José Vicente Neto.

    O novo livro de poemas do poeta mineiro começou a ganhar forma em setembro de 2015, quando reuniu alguns poemas para participar de um concurso nacional de poesias. Seu trabalho se destacou e os organizadores do concurso que o convidaram para uma publicação solo.

    Os poemas que fazem parte da obra conversam com grandes poetas: Cecília Meireles, Carlos Drummond, Vinícius de Morais, e, a maioria inspirado pelo CD “O Tempo e o Branco” da Cantora Consuelo de Paula.

    Para dar continuidade ao trabalho, o poeta, convida Consuelo de Paula para prefaciar a obra.

    Aceito o desafio, a cantora revela o quanto gostou dos poemas e da conversa com O Tempo e o Branco, e poeticamente ela afirma que é “um livro com cheiro de fruta madura, uma poesia encantada”.

    Em um dos encontros com a cantora, ela desafia o poeta, que também é artista plástico, a fazer ilustrações para o livro.

    Uma inquietude acompanha o poeta que começa a riscar: traços de mar; traços de céu; e povoá-los de pássaros, barcos, estrelas, músicas, ventos, sonhos...

    Em pouco tempo os desenhos ganharam vida e incorporaram-se aos poemas. E o livro ganha ilustrações do próprio autor.

    O desafio fora cumprido. Mas o desassossego com a revoada de pássaros que passou por suas mãos, faz o poeta produzir mais um capítulo “asas que moram no vento”, provocados pela música de Consuelo que diz: “meu colo espera seus versos, minha mão espera seus pássaros”.

    O crítico de música, poeta e escritor, Joel Emídio da Silva, afirma que o livro “é mais que inspiração, é identidade de almas que se reconhecem, partilham a mesma atmosfera onde a língua portuguesa fez-se única: o inconfundível jeito mineiro de ser!”

    Joel ainda aguça o leitor relatando que “ao longo do livro, alcançamos capítulos e seções como chegamos à estações, a cidades. É, pois, um livro de visitações ao passado, ao presente, ao futuro. Triste, apaixonada, vibrante, a poesia nos arrebata: com sutileza e alegria, simples, como um embalo de contradança; viajar pelo livro é como singrar os rios mineiros, degustar a escrita de Drummond, ouvir a doce voz cristalina de Consuelo... Um deleite sem fim!”

    O Poeta vive o seu momento mais pleno, como afirma o Mestre em Semiótica, Professor Jerônimo Pereira Junior, “Não veio a esta época tão densa demograficamente passar em brancas nuvens. Deixará marcas... lutando com arte.

    O livro “entre céu e mar” terá lançamento oficial em sua cidade natal no dia 23 de julho e já está em pré-venda pela internet na página do facebook.
     

    MEDALHAS CONQUISTADAS  AO LONGO DO CAMINHO
    Medalhas conquistadas ao longo do caminho

     



    Recentemente foi homenageado pela Academia Paraisense de Cultura com o Título de Acadêmico Correspondente.

    E sua mais nova conquista é a parceria proposta pela Darda Editora do Rio de Janeiro, para ser o organizador de uma antologia, cuja capa terá a foto de uma pintura feita por ele.

    Acompanhe o poeta e seus trabalhos pela internet:

    https://www.facebook.com/josevicenteneto

    ________________________________________

    José Vicente Neto,
    Mineiro de Pratápolis.
    Escritor, Poeta, Antologista, Artista Plástico, Ghost Write, Professor.

    Pós-Graduado em Ciências Educativas e Practitioner em Programação Neurolinguística.

    • Acadêmico Titular da Litteraria Academiae Lima Barreto.
    • Membro Emérito da Câmara Brasileira de Jovens Escritores.
    • Membro Correspondente da Academia Paraisense de Cultura.

    CERTIFICADOS CONQUISTADOS  AO LONGO DO CAMINHO.
    CERTIFICADOS CONQUISTADOS AO LONGO DO CAMINHO.

     


     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.