Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Esporte e Saúde

Jogos Olímpicos Rio 2016

  • Marcelo Campos Machado
  • A seguir, relacionamos algumas modalidades esportivas que serão disputadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016, sua criação, quando começou a ser disputada numa olimpíada e quais os atletas destaques que estarão aqui para ganhar o ouro olímpico. 

     


    ATLETISMO

    Uma das modalidades mais antigas das olimpíadas começou a ser disputado nos Jogos de Athenas 1896, na primeira edição das olimpíadas. Nestes jogos, tinham as provas da maratona (vencida por um grego, Spiridon Louis), salto triplo, e salto em distância (sem corrida). As mulheres começaram a disputar nas Olimpíadas de Amsterdã, 1928. Os atletas destaques dos Jogos Rio 2016 são: Usain Bolt, jamaicano (tentará o tri campeonato consecutivo nas três provas, 100m, 200m e 4x100m). Pelo Brasil, os destaques são: Keila Costa, Maurren Maggi, Marilson dos Santos e Fabiana Murer.

     


    BADMINTON

    Nascido na Índia, esporte que faz as petecas voarem a 400km/h, teve sua estreia nos jogos de Barcelona, 1992, muito praticado pelos países asiáticos e o atleta chinês, Lin Dan, bicampeão olímpico é o favorito ao ouro. O Brasil fará sua estreia neste esporte.
     


    ESGRIMA

    Esporte que tem a espada, florete e o sabre, começou nas Olimpíadas de Athenas, 1896. Teve sua origem na Idade Média (1350 a 1500), tem o objetivo de tocar o adversário com a lâmina e ao mesmo tempo se evita ser tocado por ele. Valentina Vezzali, atleta italiana é a favorita, bicampeã olímpica.
     
     


    CICLISMO

    Será disputado em 4 categorias, BMX, ciclismo de estrada, ciclismo de pista e mountain bike. O ciclismo, que é um esporte de corrida de bicicleta, iniciou-se no séc. XIX na Inglaterra e entrou nas Olimpíadas em Athenas 1896. A categoria BMX, teve início em Pequim (2008) e tem como destaque Maris Strombergs, atleta da Letônia, bicampeão olímpico. Na prova de estrada, os europeus são dominantes, holandeses, franceses e italianos. Na prova de pista, Chris Hoy, atleta britânico, ouro nas Olimpíadas de Athenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012) é o grande destaque nesta categoria de muita velocidade e técnica. No Mountain Bike, prova com muitas subidas e descidas e obstáculos naturais, os alemães e franceses são os destaques.
     


    BASQUETEBOL

    Teve sua estreia nos Jogos de Berlim, 1936, estará comemorando 80 anos no programa Olímpico. Os destaques são EUA, tanto na equipe masculina quanto na feminina. O Brasil, que já conquistara 3 medalhas de bronze (Londres 1948, Roma 1960 e Tóquio 1964) com a equipe masculina, nestes jogos tentará novamente subir ao pódium, pois na última olimpíada (Londres, 2012) ficou na 5ª posição. Já a equipe feminina ficou na 9ª posição em Londres 2012.
     
     


    CANOAGEM SLALOM

    Estreou nos Jogos de Munique 1972. Esporte que tem um trajeto pré-determinado em uma pista artificial, com muitas corredeiras e obstáculos tem como equipes fortes a Eslováquia e França. O Brasil terá como melhor representante Pedro Gonçalves, o Pepe (medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015). 
     
     


    CANOAGEM VELOCIDADE

    Estreou nos Jogos de Berlim 1936, esporte que reúne velocidade e técnica, decidida por milésimos de segundo, será disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas, com o Brasil forte candidato ao ouro, através dos seus atletas Isaquias Queiroz e Erlon Souza, campeões mundiais em Milão (Itália 2015) na prova de C2 1000m.
     
     


    HIPISMO

    Único esporte olímpico que homens e mulheres se enfrentam em igualdade de condições, é dividido em 3 modalidades; adestramento, concurso completo de equitação e saltos. Estreou nos Jogos de Paris 1900, no adestramento, as equipes da Holanda, Alemanha e Grã-Bretanha, brigarão pelo ouro; já nos saltos, as equipes da Arábia Saudita, Grã-Bretanha, Suíça e o Brasil brigarão pelas medalhas; no concurso completo de equitação, as equipes do Canadá, Alemanha e EUA são fortes.
     


    HÓQUEI SOBRE GRAMA

    Esporte que começou na Inglaterra e depois foi difundido pelos países do Império Britânico; Índia, Paquistão, Austrália, Nova Zelândia. A Índia domina este esporte, com isto é a grande favorita ao ouro.
     
     


    GOLFE

    Fará sua reestreia nos jogos olímpicos, com 112 anos de ausência, esporte que os atletas têm que acertar a bolinha nos 18 buracos do campo com o menor número possível de tacadas. O golfe surgiu na Escócia, na Idade Média.
     
     
     


    FUTEBOL

    Esporte mais popular do mundo, começou a ser disputado nos Jogos de Londres 1908, o Brasil nunca ganhou a medalha de ouro, apesar de ser pentacampeão mundial, conquistou 3 vezes a medalha de prata, mesmo assim, é o grande favorito à medalha de ouro.
     
     


    LUTA OLÍMPICA

    Conhecida como wrestling, tem 2 modalidades; estilo livre e greco-romana. É um dos esportes mais velhos do mundo, na luta greco-romana, os lutadores usam apenas seus braços e a parte superior do corpo para o ataque, já no estilo livre, é uma forma mais aberta, os lutadores usam também as pernas e pode segurar os adversários acima ou abaixo da cintura. Cuba, EUA, China são equipes fortes, porém o Brasil pode conquistar uma medalha no feminino.
     
     


    GINÁSTICA

    Tem 3 categorias; artística, de trampolim e rítmica, é um esporte que exige força, flexibilidade e coordenação motora, teve sua origem no séc. XVIII na Europa. A ginástica artística tem como principal destaque Arthur Zanete nas argolas, porém a equipe chinesa masculina e a americana feminina são favoritas ao ouro. A ginástica de trampolim é a categoria mais nova da ginástica, começou em Sydney 2000, disputada nas “camas elásticas”, o atleta deve realizar saltos acrobáticos no ar, chegando a 8 metros de altura, as russas e chinesas são as equipes favoritas. A ginástica rítmica, modalidade exclusivamente feminina, tem cinco materiais para a apresentação; corda, arco, bola, maças e cinta. A equipe russa é a grande favorita ao ouro.
     
     


    HANDEBOL

    Um dos esportes mais práticos nas escolas brasileiras, foi criado na Alemanha, século XIX, e introduzido nos Jogos de Berlim, 1936, depois com a nova versão indoor, reestreou nos Jogos Olímpicos de Munique, 1972. França, Hungria, Suécia são seleções que brigarão pelo ouro no masculino. No feminino, o Brasil poderá levar uma medalha, mas a equipe da Holanda foi a última campeã mundial, em 2015.
     
     


    JUDÔ

    Esporte milenar, técnica de combate dos guerreiros samurais, criado e desenvolvido no Japão, estreou nos Jogos de Tóquio 1964, tem como destaque o francês Teddy Riner, campeão olímpico, 7 vezes campeão mundial, categoria peso pesado. O Brasil está entre as equipes que alcançará o ouro olímpico.
     
     


    LEVANTAMENTO DE PESO

    Esporte que os atletas levantam até 3 vezes o seu peso corporal, estreou nos Jogos de Athenas 1896, tem 2 provas, o arranco e o arremesso. O arranco consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, já o arremesso é executado em duas partes. A Turquia, Grécia e Hungria são equipes fortes na disputa pelo ouro olímpico.
     
     


    BOXE

    Estreou em Saint Louis 1904, e a participação feminina só ocorreu na última olimpíada, Londres 2012. A equipe cubana juntamente com os EUA disputarão a briga pelo ouro, a equipe cubana que já teve Teófilo Stevenson (tricampeão olímpico, 1972,1976 e 1980) e Félix Savón (tricampeão olímpico, 1992, 1996 e 2000) vem com uma equipe muito forte. Pelo Brasil, Robson Conceição, categoria até 60kg é a nossa esperança de medalha.
     
     
     
    Você sabe a diferença entre JOGOS OLÍMPICOS E OLIMPÍADAS?
     
     
    JOGOS OLÍMPICOS são os dias da disputa das modalidades, ou melhor, o período da realização dos Jogos.
     
    OLIMPÍADAS é o período entre JOGOS OLÍMPICOS, ou seja, o período de 4 anos para conclusão da infra-estrutura necessária para a realização dos mesmos. 
     
     
    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.