Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Foco Online

Banda do 12º Batalhão comemora 50 anos

  • Fundada em seis de agosto de 1966, a Banda de Música do 12º Batalhão da Polícia Militar está comemorando 50 anos em 2016. Durante meio século de atividade, a banda do 12º BPM se consolidou como um dos patrimônios da cultura regional.

    Durante apresentação na cidade de Jacuí.

     

    No ginásio da Barrinha, durante o lançamento do Proerd, Programa de combate às drogas da PMMG.

    A Banda de música do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais foi fundada em agosto de 1966, dois anos após a instalação do 12º BPM em Passos. O seu primeiro Regente foi o Tenente Télio Francisco da Costa, e a primeira apresentação ocorreu no desfile de 7 setembro daquele ano. Regida atualmente pelo tenente Antônio Marcos do Nascimento, a banda do 12º BPM conta com 17 músicos, e em julho receberá mais quatro músicos. A banda sempre esteve presente nos momentos mais importantes da região.

    “Ainda em 1966, em Furnas, a agremiação musical teve sua segunda apresentação pública, quando da visita do general Castelo Branco, então Presidente da República, à hidrelétrica. A Banda de Música tinha, nos primeiros anos de existência, um efetivo de aproximadamente 40 músicos”, afirma o Tenente Marcos.

    Desfile quatorze de maio 2016

    O regente faz questão de enaltecer que todos os trabalhos da banda contam com o apoio irrestrito do Tenente Coronel Leander Tostes, Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar. Uma das principais marcas da banda do 12º BPM é a integração com diversos segmentos comunitários, sendo um dos principais elos da Policia Militar com a comunidade, como avalia o tenente Marcos. “Esta integração tem levado a banda de música a participar, contínua e intensamente da vida das pessoas que residem na área que pertence ao 12º BPM em todos os seus aspectos. Parte desse convívio de amizade e confiança recíprocas decorre da efetiva e objetiva prestação de serviços pela Banda de Música, marcados pelo espírito público, elevado padrão de qualidade e esmerado preparação profissional de seus servidores. A Banda de Música completará 50 anos de existência no corrente ano e é, sem dúvida, um patrimônio da cultura do sudoeste mineiro!”.

    Outro ponto importante sobre a banda do 12º BPM, de acordo com o Tenente Marcos, é pelo simples fato dela existir, pois dá oportunidade aos músicos amadores da região de fazerem carreira profissional na Polícia Militar de Minas Gerais através de concurso, além de fomentar nos jovens a aspiração de se tornarem músicos instrumentistas em outros segmentos.

    No aniversário de São João Batista do Glória.

    “A Banda de Música do 12º BPMtraz pessoas de outras regiões de Minas ou até mesmo de outros estados, o que contribui com a cidade de Passos e região em vários aspectos, inclusive econômico. Os interessados a se tornarem músicos na banda da Polícia Militar devem ficar atentos à publicação do edital para admissão ao Curso de Formação de Soldado do Quadro de Especialista da Polícia Militar, neste caso, o candidato da categoria músico passa por todas as etapas de avaliação e deve cumprir com todos os requisitos previstos no edital”, ressalta o Tenente Marcos.

    Segundo o regente, em 2015 a banda realizou uma média de 11 apresentações por mês, e em 2016 a banda vem tendo uma média de sete apresentações mensais, e este ano a banda já se apresentou em 10 cidades da região abrangida pelo 12º BPM.  Os eventos para os quais a Banda de Música pode ser autorizada a participar, de acordo com o regente, são programas culturais de rádios, calendário cultural das prefeituras, solenidades para receber autoridades políticas, solenidades em escolas públicas ou particulares na semana da pátria ou da criança, participação em atos religiosos, campanhas de caráter educativo, apresentações em aniversários de emancipação política das cidades pertencentes à área do 12º BPM, participações em festas em comemoração ao dia das mães, festas natalinas, etc.
     

    Projetos sociais e formação de novos músicos

     

    Apresentação na Escola Municipal Professora Ângela Silveira.

    Além de sua atuação no atendimento à comunidade, o Comandante do 12º BPM, Tenente Coronel Tostes, autoriza a Banda do 12º BPM realizar e apoiar vários projetos sociais em Passos, e a manter parcerias com escolas e diversas entidades filantrópicas, como no projeto “I Fanfarra”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSUL), Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos (CAPP), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Passos (Gapop), Hospital Otto Krakauer, Sociedade de Assistência ao Menor de Passos (SAMP), Colégio Tiradentes da Polícia Militar, (CTPM) e Escola Professor Hilarino Morais, através do programa “Mais Educação”.

    “Os projetos “Jovem em Sintonia” (CAPP) e “Casulo” (SAMP) buscam através da atividade de iniciação musical proporcionar às crianças da comunidade, principalmente àquelas em situação de vulnerabilidade social, uma oportunidade de convivência com a cultura policial e o aprendizado da música como uma opção na busca de novos horizontes, longe da violência e criminalidade, sendo atendidas aproximadamente 100 crianças”, destaca o tenente Marcos Nascimento.

    Apresentação no Recanto Geriátrico.

    De acordo com o militar, a Banda do 12º BPM, através desses projetos, busca proporcionar aos alunos oportunidade de seguirem uma carreira como músicos, bem como um contato com valores implícitos, como concentração, disciplina, trabalho em grupo, respeito às diferenças e a apuração da sensibilidade. “Os projetos abrem um novo horizonte para os participantes, porque a música instrumental oferece a todos a oportunidade de se profissionalizarem no Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Guarda Municipal, e nas várias Orquestras e Conjuntos musicais existentes”, reafirma.

    O tenente explica que a banda tem um vasto repertório de músicas, e a escolha das canções varia de acordo com o evento. A banda dispõe apenas dos instrumentos de sopro de metal e madeira, e percussão. Dentre os instrumentos de sopro de madeira são três clarinetes, sendo que de metal são três saxofones, uma flauta, um trumpete, três trombones, um bombardino e dois contrabaixos. Os instrumentos utilizados na percussão são um bumbo, um tarol ou caixa de guerra.

     

    Veja todas as fotos:

    Aniversário de São João Batista do Glória.
    Apresentação na Escola Municipal Professora Ângela Silveira.
    Apresentação no Recanto Geriátrico.
    Comemoração do aniversário de 31 anos da Escola Estadual Dr Tancredo Neves.
    Desfile quatorze de maio 2016.
    Durante apresentação na cidade de Jacuí.
    No aniversário de São João Batista do Glória, ocorrido em 24 de junho.
    No ginásio da Barrinha, durante o lançamento do Proerd, Programa de combate às drogas da PMMG

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.