Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Aconteceu na Saúde

Tassiane Alvarenga - Endocrinologia essencial

  • Médica de Passos colabora em livro para médicos e estudantes de medicina que teve entre os organizadores o Dr. Alfredo Halpern, consultor do programa Bem Estar, da TV Globo.

    A médica passense Tassiane Alvarenga - Autora de vários capítulos do livro: “O Essencial em Endocrinologia”.

     

    .

    A médica passense Tassiane Alvarenga é autora de vários capítulos do livro “O Essencial em Endocrinologia” que será lançado no 32º Congresso Brasileiro de Endocrinologia, de 20 a 24 de setembro, na Costa do Sauípe (Bahia). A obra é voltada para médicos endocrinologistas e estudantes de medicina, tem oito colaboradores e, entre seus organizadores, o Dr. Alfredo Halpern, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pioneiro no estudo da obesidade no Brasil.


    Halpern organizou o livro com sua esposa Cíntia Cercato, também professora e médica endocrinologista, e seus alunos na residência médica de Endocrinologia do Hospital Universitário da FMUSP. Falecido em 25 de novembro de 2015, aos 74 anos de idade, em decorrência de um câncer de pâncreas, o Dr. Alfredo Halpern ficou conhecido do grande público com suas consultorias no programa Bem Estar, da TV Globo.

    Foi ele e sua esposa que tiveram a ideia de publicar o livro após conhecerem as anotações de aulas, congressos, palestras, artigos científicos e outras atividades da residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HC-FMUSP feitas pelo grupo de residentes, “É um livro que aborda as áreas relevantes da Endocrinologia e da Metabologia no que elas têm de essencial”, afirmou o médico na apresentação da obra.
     

    .Glossário do Livro.

     

    A Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as glândulas endócrinas, ou seja, os órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. Estes hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e, portanto as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo como um todo, como obesidade, diabetes, dislipidemias (colesterol e triglicerídeos), doenças da tireoide, osteoporose, baixa estatura e outras. O médico endrocrinologista é capaz de reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo.

    Dra. Tassiane Alvarenga colaborou com a maior parte dos capítulos, escrevendo sobre obesidade, dislipidemias e glândula adrenal. Segundo ela, o livro “O Essencial em Endocrinologia” é importante para médicos endocrinologistas e também para estudantes de medicina, por se tratar de um resumo da Endocrinologia, com capítulos sobre doenças prevalentes na população como a obesidade, o diabetes, as doenças da tireoide, a osteoporose, dentre várias outras.  “Este é um livro que consegue ser didático, resumido numa linguagem fácil de entender, fácil de memorizar,  e ao mesmo tempo completo com todas as informações atualizadas sobre a endocrinologia e as suas sub-especialidades”, explica a médica.
     

    .

    “Trata-se de um compêndio para consultas rápidas, sedimentação de conhecimentos básicos dificilmente encontrados em artigos científicos e maneiras práticas de lidar com questões com as quais normalmente nos deparamos na prática clínica”, diz o também endocrinologista Bruno Halpern, filho de Alfredo Halpern e orientador do grupo.

     “Eles (Dr. Halpern e Dra. Cíntia Cercato) gostaram do material, lhes parecia completo, didático, inovador e diferente. Acreditaram que, uma vez publicado, este livro poderia ajudar no estudo e no aprendizado de muitos outros alunos”, comenta Patrícia Sales, autora principal, na apresentação da obra.

    Os demais colaboradores de “O Essencial em Endocrinologia”, todos, na época, residentes ou fazendo especialização no HC-FMUSP, são: Augusto Santomauro, Gustavo Daher, Larissa Pereira Marcon, Marina Cunha Silva, Melina Pinto, Paula Pires e Rodrigo Bomeny.

    O livro foi publicado pelo GEN, grupo especializado na publicação de obras científicas, técnicas e profissionais no Brasil, e pela editora Roca. Tem 856 páginas e está à venda nas principais livrarias do país.

     

    Dra. Tassiane Alvarenga é formada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo - UNIFESP e residência em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, Doutoranda em Endocrinologia pela USP, Atende na Clínica IMED - Avenida Arouca, 791 - Passos-MG -

    Telefone: 35 3521-6533 / 35 98809-8888 - e-mail: [email protected]

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.