Para que um estudante consiga alcançar ótimos resultados no vestibular é necessário que ele tenha dois tipos de planejamento muito bem formulados: organização da gestão do tempo e dos estudos. Estudar muitas horas não significa ter um alto rendimento. Avaliamos se os estudos de um aluno estão sendo produtivos à medida que ele consegue render, isto é, assimilar o conteúdo teórico, resolver exercícios de forma assertiva e desenvolver melhores resultados na matéria que se propôs a estudar.
É fundamental que um estudante tenha um planejamento de estudos para obter a aprovação no vestibular. Ainda é grande o número de alunos que acreditam que um bom planejamento é aquele que cumpre a velha premissa de “matéria dada é matéria estudada”. Sim, esta premissa é a base para que o vestibulando consiga acompanhar o conteúdo da instituição em que estuda. Mas, para que ele consiga obter resultados assertivos conforme suas necessidades específicas é necessário que planeje seus estudos com base no desenvolvimento de competências particulares, dedicando-se mais às matérias em que precisa colocar mais foco e distribuindo uma parcela menor de tempo para aquelas em que já apresenta bons resultados e precisa focar em manter a sustentação do desempenho.
Só será possível organizar sua rotina de estudos se você estiver com sua agenda bem alinhada. Estando assim, o próximo passo é você analisar o seu tempo de aulas e cursos como “Tempo BRUTO de estudos”, uma vez que este é o momento onde você acata e assimila a aprendizagem do conteúdo teórico base dentro de um ambiente onde o cronograma não é estabelecido por você. O tempo LÍQUIDO de estudos será o momento FORA da Escola/Cursinho, e nós o entenderemos como o seu tempo LIVRE para desenvolver as competências necessárias que o levarão ao alcance da sua meta.
Faça uma análise das matérias que necessitam ser mais estudadas que outras (aquelas onde os seus resultados não estão satisfatórios à medida que você gostaria e, onde de certa forma, pode lhe prejudicar na colocação do vestibular). Em seguida, atribua a estas competências uma maior parcela dentro do tempo LÍQUIDO de estudos que tem para produzir. Para as competências que você tem tido bons resultados, mantenha-as dentro do tempo líquido com uma menor escala de tempo destinada ao desenvolvimento delas.
Também é necessário que você entenda que quando se propõe a estudar e produzir deve eliminar todos os objetos de interferências internas e externas na sua performance, isto é, celular, computador, televisão, barulho, emoções negativas e desconcentração. Muitos alunos acreditam que estudaram 8 horas no dia, mas, quando pegam para mensurar o tempo REAL que foi estudado, vêem que ficaram mais tempo no whatsapp que propriamente dedicando-se ao que precisava ter sido feito.
Tem poder quem age. Tem ainda mais poder quem age da maneira correta. E este é o maior benefício de ter um bom planejamento de estudos: garantir a eficiência de um plano produtivo, totalmente voltado para o desenvolvimento de competências assertivas, que aproximará o aluno dia após dia onde ele deseja chegar: vendo o seu nome na lista de aprovados da faculdade desejada.