O que pretendemos com esse artigo é listar algumas vantagens e desvantagens:
Optou por marcar os lugares, e agora?
1 - O primeiro passo é determinar quantos lugares haverá em cada mesa, para então começar a trabalhar a divisão dos convidados.
2 - Peça ao decorador o mapa do salão desenhado com a disposição das mesas. Para cada mesa dê um nome ou número e anote quantos lugares disponíveis.
3 - Solicite no convite a confirmação de presença, e fique atento ao número e à lista de pessoas confirmadas, para saber como trabalhar com o seu mapa de lugares.
4 - A mesa principal é a mesa dos anfitriões, nela inclui os pais, irmãos, avós e amigos mais próximos e queridos: muitas vezes madrinhas e padrinhos.
5 - A família imediata fica mais próxima (se todos não couberem na principal) e a família estendida em mesas que fiquem perto.
6 - Sobre os demais convidados tente agrupar pessoas que se relacionem bem, ou que tenham interesses e personalidades semelhantes – já considerando o número de convidados por mesa. Os amigos de trabalho, colegas de faculdade e conhecidos podem se sentar juntos. Faça o possível para que os seus convidados se sintam confortáveis durante a festa: pense em pares ou grupos de conversa; evite forçar um convidado a se sentar sozinho ao lado de um grupo de pessoas conhecidas; e se for necessário colocar próximas pessoas que não se dão tão bem, garanta que elas se sentem ao lado de pelo menos um amigo.
7 - Lembre-se de casos especiais: por exemplo, idosos e mulheres grávidas podem se sentar próximos a pontos de acessibilidade e perto dos banheiros, para que não precisem se locomover em excesso durante a festa.
8 - Reserve pelo menos uma mesa extra para convidados de última hora.
9 - Pronto! Agora você pode finalizar o seu mapa, deixe isso registrado em papel e passe aos profissionais responsáveis pelo Cerimonial.