Última Edição
Jul / Ago 2019
Jul / Ago 2019

Assinatura Online

Recebe a última edição da
Foco Magazine no conforto
de seu endereço!

Especial

Devemos marcar as mesas onde os convidados irão sentar?

  • Essa pergunta é frequente nas reuniões que tenho com minhas clientes. Para nós, é uma prática pouco usada e as pessoas ainda estranham um pouco, mas na verdade, ela é muito interessante para que os seus convidados sintam-se acolhidos no seu evento.

    .

     

     

     

    O que pretendemos com esse artigo é listar algumas vantagens e desvantagens:

     

    Vantagens:
     
    1º - Com mesas marcadas você aproveita ao máximo todas as cadeiras das mesas, sem precisar se preocupar com mesas a mais, caso um casal que não conheça ninguém queira se sentar sozinho.
     
    2º - Lugar marcado nas mesas evita aquela correria dos convidados na chegada para escolher onde e com quem vai se sentar.
     
    3º - Os convidados sempre ficarão com pessoas de seu convívio ou conhecidas, evitando uma saia justa entre pessoas que não se conhecem. Há casos em que pessoas da mesma mesa que não se conhecem, passam a festa inteira sem ao menos trocarem um palavra sequer, a não ser um boa noite.
     
    4º - Evitar bagunça do layout, porque sempre tem algum convidado que quer colocar cadeiras a mais nas mesas, atrapalhando toda a logística do evento.
     
    5º - A recepção fica com uma sensação de organização e sofisticação.
     
    Desvantagens:
     
    1º - Sempre haverá alguém que não irá gostar da distribuição dos lugares, seja porque gostaria de sentar com outras pessoas ou porque não gostou do lugar da mesa no salão.
     
    2º - Os anfitriões precisarão de mais tempo na agenda para dividir todos os convidados nos lugares. Além de fazer este mapa, tem que combinar com o Cerimonial e também providenciar os marcadores de mesas. Logo, se eles tem pouco tempo para organizar a festa, o ideal é deixar que os próprios convidados criem a sua distribuição na festa. 
     
    3º - Quando o lugar é marcado, o tempo de espera para a entrada no salão é maior, pois será necessário que as recepcionistas da equipe de Cerimonial, orientem o local dos assentos e em alguns casos terão que acompanhá-los até a mesa.

     

    Optou por marcar os lugares, e agora?

     

    1 - O primeiro passo é determinar quantos lugares haverá em cada mesa, para então começar a trabalhar a divisão dos convidados.

    2 - Peça ao decorador o mapa do salão desenhado com a disposição das mesas. Para cada mesa dê um nome ou número e anote quantos lugares disponíveis.

    3 - Solicite no convite a confirmação de presença, e fique atento ao número e à lista de pessoas confirmadas, para saber como trabalhar com o seu mapa de lugares.

    4 - A mesa principal é a mesa dos anfitriões, nela inclui os pais, irmãos, avós e amigos mais próximos e queridos: muitas vezes madrinhas e padrinhos.

    5 - A família imediata fica mais próxima (se todos não couberem na principal) e a família estendida em mesas que fiquem perto.

    6 - Sobre os demais convidados tente agrupar pessoas que se relacionem bem, ou que tenham interesses e personalidades semelhantes – já considerando o número de convidados por mesa. Os amigos de trabalho, colegas de faculdade e conhecidos podem se sentar juntos. Faça o possível para que os seus convidados se sintam confortáveis durante a festa: pense em pares ou grupos de conversa; evite forçar um convidado a se sentar sozinho ao lado de um grupo de pessoas conhecidas; e se for necessário colocar próximas pessoas que não se dão tão bem, garanta que elas se sentem ao lado de pelo menos um amigo.

    7 - Lembre-se de casos especiais: por exemplo, idosos e mulheres grávidas podem se sentar próximos a pontos de acessibilidade e perto dos banheiros, para que não precisem se locomover em excesso durante a festa.

    8 - Reserve pelo menos uma mesa extra para convidados de última hora.

    9 - Pronto! Agora você pode finalizar o seu mapa, deixe isso registrado em papel e passe aos profissionais responsáveis pelo Cerimonial.

    Danielle Hipólito Cerimonial e Consultoria de Eventos Trabalha nesta área desde 2004.  Instagram: @daniellehipolitocerimonial E-mail: dhcerimonial@hotmail.com
    Danielle Hipólito Cerimonial e Consultoria de Eventos Trabalha nesta área desde 2004.
    Instagram: @daniellehipolitocerimonial
    E-mail: [email protected]

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.