Os imunizantes – num total de 16.648 doses – correspondem à 29ª remessa entregue à SRS Passos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e são destinados a grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
Foram distribuídas vacinas da Pfizer/Biontech, Fiocruz/Astrazeneca e Coronavac/Butantan para administração como dose um e dose dois (exceto a Pfizer) – se a pessoa já havia iniciado o esquema de imunização.
A Pfizer é destinada como dose um para pessoas de 50 a 54 anos de idade. A Fiocruz deve ser aplicada também em pessoas de 50 a 54 anos, trabalhadores da indústria, portadores de comorbidade ou deficiência permanente grave e caminhoneiros. Já a Coronavac deve ser administrada em trabalhadores da indústria.
Como ocorre desde o início da vacinação, após a entrega das doses aos municípios, o setor de imunizações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos realiza uma videoconferência para orientar os vacinadores municipais e esclarecer eventuais dúvidas quanto ao público-alvo da remessa, conforme notas informativas e técnica da SES-MG.
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência Regional de Saúde de Passos