O quantitativo deve ser administrado como prosseguimento à imunização de grupos prioritários: pessoas de 50 a 54 anos, pessoas de 45 a 49 anos, trabalhadores da indústria, caminhoneiros, portadores de comorbidades e deficiência permanente.
As doses fazem parte das remessas 33 e 34 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), entregues às unidades regionais de saúde (URS) na última quarta-feira. São vacinas da Pfizer, Astrazeneca/Fiocruz e Coronavac/ Butantan, para serem aplicadas como doses um e dois, e Janssen (34ª remessa), que é de dose única.
Conforme determinação do Ministério da Saúde, as doses da Janssen dessa remessa são exclusivas para cidades a partir de 100 mil habitantes, sendo Passos a única da região a ser contemplada. As doses dois da Pfizer também foram direcionadas exclusivamente para Passos, por ser município sede da URS, conforme determinação da SES-MG.
O detalhamento da destinação das doses, de acordo com faixas etárias e grupos prioritários, foi repassado pelo setor de imunizações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Passos aos responsáveis pela administração das vacinas nas secretarias municipais de saúde.
Nessa primeira quinzena de agosto, a SRS Passos já distribuiu cinco remessas de vacinas contra a covid-19 aos municípios, totalizando 64.160 doses em 13 dias. No ano, já somam 428.528 doses entregues, alcançando 69,16% da população adulta imunizada com pelo menos com a primeira dose.
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência Regional de Saúde de Passos