Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Aconteceu na Saúde

Municípios da SRS Passos recebem mais de 23 mil doses de vacina contra covid-19

  • Os municípios da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) receberam nesta sexta-feira um total de 23.220 doses de vacina da Pfizer.

    A técnica do setor de imunizações da SRS Passos Eliane Franco e o motorista Cleber de Oliveira com as doses para os municípios da região.
    A técnica do setor de imunizações da SRS Passos Eliane Franco e o motorista Cleber de Oliveira com as doses para os municípios da região.

    Os imunizantes foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e correspondem à 61ª e 62ª remessas, para serem distribuídos aos municípios da SRS Passos, em continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

    A vacina deve ser administrada nos municípios como dose de reforço para idosos e trabalhadores da saúde e D1 (primeira dose) para adolescentes de 12 a 17 anos de idade. Conforme nova orientação do Ministério da Saúde, o intervalo entre a D2 (segunda dose) e o reforço deve ser de pelo menos cinco meses – antes, era de pelo menos seis meses.

    As orientações sobre os critérios de administração das doses dessas duas remessas foram repassadas pelo setor de imunizações da SRS Passos aos responsáveis nos municípios.

    Segundo a referência técnica de imunizações, Sueli Veloso Maia, as doses de reforço são condicionadas à disponibilidade dos municípios. “A tendência é de agilizarmos o reforço dos profissionais de saúde”, disse, “e depois aguardarmos novas orientações do Ministério da Saúde”.

    Com as remessas distribuídas nesta sexta-feira, a SRS Passos já entregou 793.203 doses de vacinas contra a covid-19 aos municípios, desde o início da campanha em janeiro deste ano. Conforme registros dos municípios da Regional de Saúde de Passos no painel Vacinômetro da SES-MG, até 12 de novembro, 90,49% da população de 12 anos e mais tomaram a D1 de vacina contra a covid-19. Com a D2, o alcance chega a 71,53%.

    Para Sueli Veloso, esses números podem ser maiores ainda, porque nem todo município consegue registrar imediatamente as doses que são aplicadas. “Essas são as doses registradas no sistema pelos municípios, mas ainda têm muitas doses para serem lançadas”, disse.

    Assessoria de Comunicação Social

    Superintendência Regional de Saúde de Passos

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.