Cynthia Machado
CRP: 04/13909
Psicolóloga / Psicanálise
Acompanhamento de adolescentes, adultos e casais em tratamento de infertilidade
35 3521-0100 | 9 9912.9388
Rua Dr. Saturnino, 281 - Centro
Passos/MG | (Interclínica)
Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir ente rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir”.
A vida real traz poesia mas também riscos e dor. Vão desde as mais ínfimas dificuldades que deparamos na vida passando pelos conflitos interpessoais às “perdas maiores”, aos, enfim a vida vai trazendo surpresas e impasses e porque não dizer dúvidas e inseguranças.
Em alguns desses momentos o que a vida quer de nós é coragem!. Coragem para vivere enfrentarmos os diversos desafios a que somos postos no nosso dia a dia.
É preciso entusiasmar-se, “abrigar um deus em si", como diriam os gregos, fazendo de cada um destes momentos, apenas mais um obstáculo a ser transposto.
A palavra entusiasmo vem do grego e significa "ter um deus dentro de si". Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela "preenchida" por um dos deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Deméter (deusa da Agricultura, chamada Ceres na mitologia romana) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la.
O entusiasmo difere do otimismo, que significa esperar que uma coisa dê certo.
Agindo, independente da situação, somos protagonistas e como os gregos, capazes de colheitas!Num sentido mais profundo, fazer de todas as experiências motivo para renovação da força interna.
Abrigai, pois, um deus dentro de si e enfrentai com coragem e entusiasmo a tudo que a vida lhe traz!