VACINAS
Você sabe o quão é importante manter as vacinas em dia? Pois é, além de preservar a saúde do animal, elas também evitam problemas com a própria saúde, pois muitas doenças são transmitidas às pessoas. Cães e gatos devem ser vacinados ainda filhotes e, depois de adultos, é necessário repetir as doses pelo menos uma vez por ano. Fiquem sempre atentos à carteira de vacinação dos bichos. Animais idosos também necessitam ser vacinados.
As vacinas devem ser ministradas logo nos primeiros meses de vida. Para cães, se recomenda a antirrábica e múltipla aos 45 dias de vida do bicho, aos 75 dias aplica-se uma múltipla e a terceira dose aos 120 dias. Para os felinos, a etapa de imunização começa aos 60 dias com a dose múltipla, aos 80 dias repete-se a dose e aos 120 dias é administrada a última múltipla, juntamente com a antirrábica. Na fase adulta, é recomendado que ao menos uma vez por ano seja aplicada uma dose de cada. Anualmente, as prefeituras fazem campanhas gratuitas de vacinação antirrábica, geralmente, durante o mês de agosto.
Além disso, órgãos como o Centro de Controle de Zoonoses também aplicam vacinas de graça.
A vacinação não é garantia de que o bicho não vá pegar nenhuma doença, mas dependendo do organismo do animal, ele pode ter a doença de forma mais branda.
Cuide bem do seu bichinho. Seguem algumas dicas:
• Nenhum filhote deve sair à rua ou ter contato
com outros animais sem estar vacinado.
• Nunca deixe de aplicar as doses anuais e a
vacina antirrábica em cães e gatos.
• Mesmo animais que vivem presos
precisam receber doses de vacina.
• Não aplique medicamentos no animal
sem consultar antes um veterinário.
CLÍNICA VETERINÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
RAIOS X DIGITAL – ULTRASSOM - ELETROCARDIOGRAMA
HEMOGRAMA - ECOCARDIOGRAMA - PET SHOP
BANHO E TOSA - VACINAS – INTERNAÇÃO - BIOQUÍMICOS
ACUPUNTURA - HOTEL HOSPEDAGEM - ORTOPEDIA
Av. José Caetano Machado, 281 - Muarama - Passos - MG - Tel.: (35) 3521-5886